Prefeito de Guarapuava, Celso Góes, prestigia inauguração de usina hidrelétrica “Três Capões Novo” do Grupo Santa Maria

O chefe do executivo municipal disse que a Pequena Central Hidrelétrica (PCH), é exemplo de tecnologia, de visão de negócios e de aproveitamento dos recursos naturais de maneira consciente e sustentável. Cerca de 300 empregos serão gerados pela nova usina

25/04/2024 13H03

foto: reprodução/Assessoria/Secom

 O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, prestigiou, na manhã desta quinta-feira, dia 25 de abril, a inauguração da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Três Capões Novo, empreendimento que pertence ao grupo Santa Maria.

 

A usina hidrelétrica moderna e completamente sustentável, foi construída às margens do Rio Jordão, um dos mais importantes da região. A unidade geradora possui potência de 10 megawatts, o suficiente para atender a 25 mil residências, o que equivale a uma população de 100 mil habitantes.

 

Com investimento de aproximadamente R$ 100 milhões do grupo Santa Maria, que além do ramo de energia atua nos segmentos de papel, reflorestamento e agricultura, a PCH Três Capões Novo deve gerar cerca 150 empregos diretos e mais 100 postos de trabalho indiretos. A maior parte do investimento para a construção da obra considerada de grande porte foi financiada pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

 

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, disse que a PCH Três Capões Novo é exemplo de tecnologia, de visão de negócios e de aproveitamento dos recursos naturais de maneira consciente e sustentável. Celso destacou também a importância do grupo Santa Maria para a população de Guarapuava no que diz respeito à geração de empregos e nos cuidados com o meio ambiente.

 

“Eu me sinto muito honrado por ter sido convidado a participar deste momento importantíssimo para o Paraná e, principalmente, para Guarapuava. Contar com a presença de uma empresa do porte da Santa Maria em seus vários segmentos de atuação, é motivo de muita alegria. Os cerca de 300 empregos, tanto diretos como indiretos que a usina vai gerar, com certeza, vão alavancar a economia do nosso Município. A preocupação constante da empresa com o meio ambiente, com as ações sociais e com a sustentabilidade, mostra que é possível produzir muito com consciência e responsabilidade. Agradeço ao governador Ratinho Junior (Carlos Massa Junior) pelo apoio em tantas obras desenvolvidas no Município, e ao Marcelo (Podolan Lacerda Vieira), que a exemplo de seu avô e de seu pai, é um visionário e está à frente deste importante grupo paranaense e que figura entre as maiores empresas do Brasil”, disse Celso Góes.

 

O governador Carlos Massa Junior (Ratinho Junior) destacou que o empreendimento ajuda a consolidar o Paraná como um dos principais geradores de energia limpa do País. Atualmente, o Estado produz 98% da eletricidade a partir de fontes renováveis. “Estamos mostrando aos países de primeiro mundo que, além de produzir alimentos, também produzimos energia de forma sustentável, como é o caso dessa PCH. Isto é um cartão de visitas para o Paraná lá fora, além de contribuir com o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou.

 

O governador lembrou que de 2010 a 2019 foram construídas seis PCHs no Paraná, enquanto nos últimos cinco anos, foram inauguradas 21 unidades geradoras e outras nove estão em construção.

 

“Nos próximos anos, teremos 30 novas usinas para produzir energia limpa e ajudar a garantir a segurança energética do País. Além disso, temos cerca de 60 Centrais Geradoras Hidrelétricas, que são usinas menores, em liberação e construção, quase quatro vezes mais do que no passado. Isso é fruto da modernização que fizemos no IAT (Instituto Água e Terra), com a contratação de novos profissionais para agilizar os licenciamentos no Estado”, emendou Ratinho Júnior.

 

 MEIO AMBIENTE

 

O empreendimento, que começou a ser construído em 2022, recebeu em novembro do ano passado autorização ambiental do Instituto Água e Terra (IAT) para iniciar o enchimento do reservatório, que tem área total de 16,57 hectares, sendo 4,62 hectares de área efetivamente alagada. Com o enchimento do reservatório, a Três Capões Novo ficou pronta para iniciar a produção de energia.

 

Desde o início de sua instalação, a PCH no Rio Jordão tem implantado programas e medidas que previnem, reduzem e compensam eventuais impactos ambientais. Após a fase de pré-instalação e instalação, agora o programa entra na fase de operação do empreendimento. A PCH Três Capões Novo conta com nove programas ambientais, subdivididos em nove subprogramas e dois planos.

 

O CEO do Grupo Santa Maria, Marcelo Podolan Lacerda Vieira, explicou que a nova usina está contribuindo com o desenvolvimento da região Centro-Sul do Estado, tanto na geração de empregos, como no abastecimento energético.

 

“Temos vários projetos em análise e, nos próximos anos, deveremos ter novas usinas hidrelétricas e solares entrando em operação. A energia produzida aqui entra no sistema nacional, por meio da Copel, e vai atender residências, indústrias, enfim, todos os segmentos. Fico extremamente feliz em fazer parte desta iniciativa, juntamente com tantos profissionais competentes que trabalharam nesta obra que foi um grande desafio para todos. Nos anos passados, em outras décadas, tivemos dificuldades em se tratando de liberação de projetos. Mas depois da desburocratização do setor elétrico no Paraná promovida pelo governo do Estado, ficou muito mais acessível trabalhar no setor. pontuou Marcelo.

 

Conforme prevê a legislação brasileira, para se configurar como PCH a unidade deve ter potencial de geração de energia entre 5 e 30 Megawatts. Já a Central Geradora Hidrelétrica (CGH) é uma usina de porte ainda menor do que a PCH, com capacidade máxima de 5 Megawatts.

 

Comparadas com as centrais hidrelétricas de grande porte, as PCHs e CGHs não necessariamente demandam construção de grandes infraestruturas para a transmissão de energia. Desta forma, contribuem para a formação de uma rede de fornecimento energético de baixo impacto ambiental.

 

O presidente do Conselho da Associação Brasileira de PCHs e CGHs (Abrapch), Pedro Dias, destaca que a Três Capões Novo é mais um licenciamento realizado dentro das conformidades legais e ambientais. “É mais uma PCH que vai gerar energia limpa e renovável com cem por cento de tecnologia nacional, respeitando o meio ambiente para manter sempre o nosso Estado como sustentável”, afirma.

 

Clique AQUI para acessar mais fotos do evento:

Veja Mais