Por unanimidade, STF enquadra caixa 2 como improbidade administrativa
Caixa dois também é considerado crime eleitoral
foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil/ARQUIVO
Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira (6) que a prática de caixa dois nas campanhas eleitorais também pode ser punida como ato de improbidade administrativa.

Com o entendimento formado pelos ministros, os políticos acusados de fazerem campanha com recursos não contabilizados poderão ser responsabilizados duplamente: crime eleitoral e improbidade, se houver provas do cometimento de ambos.
A questão foi definida durante julgamento virtual do plenário da Corte. A votação eletrônica começou em dezembro do ano passado e foi finalizada hoje.
Prevaleceu no julgamento o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes. O ministro afirmou que as esferas de responsabilização são independentes e definiu que caberá à Justiça comum julgar os casos de improbidade administrativa que também forem tratados como crime eleitoral.
Atualmente, atos de improbidade são julgados na esfera cível, enquanto a prática de caixa dois é de responsabilidade da Justiça Eleitoral.
O voto de Moraes foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, André Mendonça, Dias Toffoli, Edson Fachin, Luiz Fux, Flávio Dino, Nunes Marques e Gilmar Mendes, que acompanhou o relator com ressalvas.
#STF #SupremoTribunalFederal #CaixaDois #ImprobidadeAdministrativa #Justiça #Eleições #DireitoEleitoral #CombateÀCorrupção #Transparência #Política #AlexandreDeMoraes #PlenárioSTF #DecisãoUnânime
Veja Mais
-
Guarapuava oferece oficina gratuita para aprender a tirar fotos e produzir vídeos profissionais com celular
Capacitação acontece na segunda-feira (9), com apenas 30 vagas, e ensinará técnicas de fotografia, gravação, edição e produção de conteúdo para redes sociais.
06/11/2026 11h36 -
Alunos do Carneiro Martins visitam Prefeitura de Guarapuava e conversam com prefeito Denilson Baitala
Estudantes do curso técnico em Marketing conheceram os bastidores da administração municipal, esclareceram dúvidas e receberam convite para visitar o Espaço da Inovação.
06/11/2026 10h30 -
Jantar Azul e Rosa do Rotary em Guarapuava terá entrega de equipamentos e projetos sociais que vão beneficiar três entidades
Em entrevista ao Portal Jnotícias, presidente Carlos Pelek destacou a importância do evento, marcado para 14 de novembro, no Vitri Centro de Eventos. Ingressos estão à venda com os rotarianos.
06/11/2026 09h15 -
Guarapuava reúne municípios da região para planejar ações de desenvolvimento sustentável
Iniciativa busca fortalecer políticas públicas, melhorar indicadores sociais e econômicos e preparar as cidades para os desafios previstos na Agenda 2030 da ONU.
06/11/2026 08h30 -
Chá de Rosas promove saúde, bem-estar e valorização das mulheres da área rural de Guarapuava neste sábado (7)
Evento gratuito acontece na comunidade de Gramados, com orientações, corte de cabelo, atividades para crianças e participação da Patrulha Maria da Penha.
06/11/2026 07h49



