Polícia Civil deflagra operação contra crimes industriais e apreende dinheiro e equipamentos em cinco cidades
As ordens judiciais foram cumpridas em São José dos Pinhais, Guarapuava, Brusque, Itapema e Pomerode
Foto: Fábio Dias/EPR
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou nesta quarta-feira (18) uma operação para o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão no âmbito de uma investigação que apura a possível prática dos crimes de associação criminosa, concorrência desleal e violação de segredo industrial. As ordens judiciais foram cumpridas em São José dos Pinhais, Guarapuava, Brusque, Itapema e Pomerode.
A investigação teve início após a apresentação de denúncia feitas por advogados de uma empresa do setor químico, que relataram indícios de uso indevido de tecnologias industriais e de informações estratégicas pertencentes à companhia que teria sido lesada. Conforme os documentos apresentados, os fatos teriam sido identificados a partir de procedimentos internos de compliance realizados pela própria empresa, que apontaram possíveis irregularidades envolvendo ex-integrantes da organização e empresas concorrentes.
De acordo com as informações reunidas até o momento, a empresa lesada atua há décadas no desenvolvimento de tecnologias químicas voltadas, principalmente, às indústrias de papel, celulose e têxtil, possuindo um portfólio tecnológico composto por fórmulas, processos industriais, cadeias de fornecedores e métodos de aplicação — com informações confidenciais e protegidas como segredo industrial.
"Segundo a apuração preliminar, parte dessas informações sensíveis poderia ter sido indevidamente utilizada por empresas concorrentes, sediadas no Estado de Santa Catarina, após a migração de profissionais e executivos com acesso a dados estratégicos, o que teria permitido a reprodução de tecnologias e produtos semelhantes no mercado", afirma o delegado da PCPR Fabio Machado.
Diante dos elementos apresentados, foi instaurado inquérito policial para apurar os possíveis crimes de violação de segredo profissional, associação criminosa e crimes de concorrência desleal. Após apuração interna, os advogados da empresa solicitaram a expedição de mandados de busca e apreensão na sede da empresa citada e nas residências de quatro pessoas, medida que foi autorizada pelo Poder Judiciário.
Durante as diligências, foram apreendidos aparelhos de telefonia celular, computadores, notebooks, documentos relacionados aos fatos, R$ 100.000,00 em espécie, além de valores em moeda estrangeira, entre dólares americanos, neozelandeses, libras esterlinas, euros e pesos guatemaltecos. Durante o cumprimento das medidas judiciais, também foi solicitada a atuação de peritos da Polícia Científica do Paraná (PCIPR), responsáveis pela coleta técnica de amostras de substâncias químicas produzidas pela empresa investigada, com a finalidade de possibilitar posterior comparação e análise laboratorial.
"A investigação envolve empresas relevantes do setor químico nacional e busca esclarecer se houve utilização indevida de informações industriais protegidas, eventual reprodução ilícita de tecnologias e possíveis práticas de concorrência desleal no mercado", completa o delegado da PCPR.
Todo o material apreendido será submetido a análise técnica, pericial e investigativa, incluindo a extração de dados de dispositivos eletrônicos e avaliação dos produtos coletados.
A Polícia Civil ressalta que as investigações seguem em andamento, e novas diligências ainda serão realizadas para o completo esclarecimento dos fatos e eventual responsabilização criminal dos envolvidos.
#PolíciaCivil #OperaçãoPolicial #Investigação #IndústriaQuímica #ConcorrênciaDesleal #SegredoIndustrial #Paraná #SantaCatarina #Segurança #JNotícias
Veja Mais
-
Guarapuava realiza Dia D de Vacinação neste sábado (08) em três pontos da cidade
Ação acontece no Centro Municipal de Imunização e nos supermercados Unimax e Dal Pozzo (Vila Bela), com foco na atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos e oferta de vacinas para toda a população conforme o Calendário
05/08/2026 18h31 -
Prefeitura inicia curso de Libras para servidores e fortalece atendimento inclusivo à população surda
Capacitação reúne servidores de diferentes secretarias e busca ampliar a acessibilidade e qualificar o atendimento à comunidade surda em Guarapuava
05/08/2026 18h00 -
RPC Ventures surge para transformar marcas validadas em líderes de categoria
O fundo contará com a expertise da RPC em construir marcas e gerar demanda a favor de empresas que querem vender mais e crescer pela força da comunicação.
05/08/2026 17h30 -
Prefeitura interdita entorno de fábrica atingida por incêndio em SP
População deve ficar atenta a sintomas de intoxicação
05/08/2026 16h25 -
Clínica de Saúde da Mulher inicia mutirão do DIU de Cobre com expectativa de atender 200 mulheres
Ação teve início nesta quarta-feira (05) e segue nos dias 6 e 7 de agosto, ampliando o acesso ao DIU de Cobre e promovendo a capacitação de enfermeiras em parceria com a 5ª Regional de Saúde e a Unicentro
05/08/2026 15h30



