PF desmantela organização criminosa suspeita de desviar recursos do Conselho Federal de Biomedicina

Foram 28 mandados de busca e apreensão, além de ordem judicial de bloqueio e de sequestro de bens que ultrapassam R$ 40 milhões

12/03/2026 17H30

foto: divulgação/PF

Brasilia. A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (12/3), a Operação Risco Biológico, que investiga organização criminosa suspeita de desviar recursos do Conselho Federal de Biomedicina.

A investigação teve início em 2024, após denúncias que apontaram irregularidades em contratações da autarquia, incluindo procedimentos sem respaldo legal, fraudes em licitações e admissões de pessoal sem concurso público.

As apurações indicaram a existência de um esquema para o desvio de recursos por meio de contratos irregulares, alguns dos quais teriam sido pagos sem a efetiva execução dos serviços. Foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão, além de ordem judicial de bloqueio e de sequestro de bens que ultrapassam R$ 40 milhões, pertencentes a pessoas físicas e jurídicas investigadas.

Durante o cumprimento das buscas, dois investigados foram presos em flagrante em razão de posse irregular de arma de fogo. Os investigados podem responder por crimes de organização criminosa, de peculato, de fraude à licitação e de lavagem de dinheiro.

CONFIRA AS NOTAS DOS CONSELHOS DE BIOMEDICINA DO PARANÁ E FEDERAL

  • NOTA DE ESCLARECIMENTO

  • O Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) esclarece que a Operação Risco Biológico, deflagrada na manhã de hoje, dia 12, pela Polícia Federal, refere-se a gestões passadas da autarquia, não havendo qualquer relação com a atual direção e seus membros.
  •  
  • Desde que assumiu a gestão do CFBM, em outubro de 2024, a atual diretoria apoia a Polícia Federal, fornecendo documentos internos e esclarecimentos sempre que solicitados.
  •  
  • O CFBM, por meio de sua diretoria e corpo jurídico, segue acompanhando a Operação Risco Biológico, colocando-se ao dispor das autoridades policiais.
  •  
  • Conselho Federal de Biomedicina
  • Brasília, 12 de março de 2026


  • Nota do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6° Região:

  • O Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região (CRBM6) declara que colabora com a justiça em todos os sentidos e reforça que as denúncias dizem respeito à gestão Federal de 2024.

  • "O trabalho da Polícia Federal é de extrema importância no sentido de levantar responsabilidades sobre o trabalho da gestão Federal anterior, sendo que a transparência,  a moralidade e a ética devem sempre prevalecer", destaca o presidente do Conselho Regional de Biomedicina do Paraná 6ª Região, biomédico Thiago Massuda.

  • Curitiba, 12.03.26

  • Mem Comunicação 
  • Marlise Groth Mem 
  • 41 9 9908 0511 
  • Assessoria de imprensa  do CRBM6

 



#PolíciaFederal #OperaçãoRiscoBiológico #Investigação #Corrupção #FraudeEmLicitação #Peculato #LavagemDeDinheiro #Brasília #SegurançaPública #Notícias 

Veja Mais