Petrobras anuncia segunda descoberta de petróleo na Margem Equatorial
Segunda descoberta ocorreu no poço Morpho, a 175 quilômetros da costa do Amapá, e reforça expectativas sobre o potencial petrolífero da região
foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (2) uma segunda descoberta de petróleo no poço Morpho, localizado na Margem Equatorial brasileira, a aproximadamente 175 quilômetros da costa do Amapá.
O petróleo foi identificado no poço 1-BRSA-1405-APS, situado em águas ultraprofundas da Bacia da Foz do Amazonas. No local, a lâmina d'água chega a 2.886 metros de profundidade.
Esta é a segunda descoberta no mesmo poço. A primeira havia sido anunciada em agosto, quando a Petrobras confirmou a presença de petróleo de boa qualidade na área.
Após o primeiro resultado, a estatal decidiu continuar a perfuração para avaliar formações exploratórias mais profundas. A nova descoberta foi identificada por meio de análises de perfis elétricos, indícios encontrados nas rochas e amostras de fluidos coletadas durante a operação.
Região é apontada como nova fronteira do petróleo
A Margem Equatorial é considerada uma das principais novas fronteiras para exploração de petróleo no Brasil. O potencial da região ganhou ainda mais atenção após grandes descobertas realizadas nos últimos anos na Guiana e no Suriname.
Segundo a Petrobras, o novo resultado amplia o conhecimento sobre o potencial exploratório da Bacia da Foz do Amazonas e permitirá avaliar melhor os sistemas petrolíferos existentes na região.
O petróleo encontrado agora ainda será submetido a análises laboratoriais para avaliação de sua qualidade. A perfuração do poço Morpho também continua para que a companhia obtenha mais informações sobre as formações encontradas.
Apesar do resultado, a descoberta de petróleo em um poço exploratório não significa automaticamente que haverá produção comercial. Ainda são necessários estudos para determinar o volume disponível e avaliar a viabilidade técnica e econômica da exploração.
Petrobras busca recompor reservas
A estatal considera a Margem Equatorial estratégica para a recomposição de suas reservas de petróleo e gás no longo prazo, especialmente diante da expectativa de declínio futuro das reservas do pré-sal caso novas áreas não sejam incorporadas.
A Petrobras recebeu do Ibama, em outubro de 2025, autorização para realizar a perfuração exploratória na região. O projeto também é acompanhado por discussões ambientais relacionadas aos possíveis impactos da atividade.
#Petrobras #Petróleo #MargemEquatorial #Amapá #Economia
Veja Mais
-
Veículos de comunicação de Guarapuava se unem em cobertura das Eleições 2026
Portal Gazeta Guarapuava, JNoticias, Rádio Gazeta e TV Cacique realizam transmissão integrada a partir das 16h de domingo (4), com apuração, análises e acompanhamento dos candidatos da região
02/10/2026 11h00 -
Operação Abecedário: MPPR denuncia Professor Pablo, filho e outros investigados por suspeitas de fraudes em Guarapuava
Ex-secretário de Educação está entre os denunciados em investigação que apura supostas fraudes em licitações, corrupção, peculato e desvios de recursos destinados a serviços em escolas e CMEIs
02/10/2026 10h18 -
Artagão Júnior cumpre série de agendas em Guarapuava na reta final da campanha
Ao longo da tarde, o parlamentar participou de reuniões, visitou instituições e conversou com representantes da comunidade para ouvir demandas, apresentar projetos e pedir votos na reta final da campanha.
02/10/2026 10h15 -
Homem é detido após furtar kit de shampoo e condicionador em supermercado de Guarapuava
Segundo a PM, suspeito de 36 anos afirmou que pretendia vender o produto, avaliado em cerca de R$ 50, para comprar crack
02/10/2026 09h15 -
Polícia Científica tem nova chefia em Guarapuava
Talita Custódio assume o comando da Unidade de Execução Técnico Científica e destaca integração entre as forças de segurança da região
02/10/2026 08h30




