Pesquisa revela que 78% dos brasileiros pulam anúncios sempre que podem
Excesso, repetição, falta de clareza e apelo emocional exagerado são os maiores vilões da atenção
Foto: reprodução/assessoria /Acig
Uma pesquisa recente do instituto Hibou, especializado em comportamento e consumo, revelou um dado que desafia o mercado publicitário: 78% dos brasileiros afirmam pular anúncios sempre que possível em plataformas como YouTube e streamings com publicidade. O levantamento, realizado nos dias 20 e 21 de junho com 1.304 entrevistados em todo o país, mostra um consumidor cada vez mais impaciente com comunicações invasivas e repetitivas.
.
Os principais motivos apontados para a rejeição às propagandas são o excesso e a repetição de mensagens, além da falta de clareza e do apelo emocional exagerado. Entre os entrevistados, apenas 8% deixam a propaganda rolar até o fim quando o vídeo não é muito longo, e 2% assistem completamente, independentemente da duração.
.
A pesquisa também aponta que propagandas repetidas irritam mais do que as interrupções: 74% citaram esse fator como o mais incômodo. Outros 63% se irritam com apelos emocionais forçados, e 45% se queixam de mensagens confusas.
.
Apesar da resistência, o público ainda reconhece o valor de uma comunicação bem feita. 59% consideram eficaz a publicidade direcionada, principalmente quando parte de marcas conhecidas ou exibida em canais de venda. Para 40%, anúncios criativos têm mais impacto do que os tradicionais, e 61% preferem receber recomendações baseadas em histórico de compras.
.
Segundo Ligia Mello, CSO da Hibou, o consumidor atual:
Está cansado de interrupções e exige relevância. O que funciona hoje são mensagens com utilidade, criatividade e clareza.
.
A pesquisa ainda mostrou que, em marketplaces como Amazon e Mercado Livre, 34% dos consumidores descobrem novos produtos através de anúncios, reforçando que, quando o conteúdo é útil e bem posicionado, a publicidade continua sendo uma ferramenta poderosa desde que respeite o tempo e o momento do público.
#PesquisaHibou #PublicidadeDigital #ComportamentoDoConsumidor #MarketingEstratégico #AnúnciosOnline #TendênciasDeConsumo #PublicidadeCriativa #MídiasDigitais #MarketingDeConteúdo #ComunicaçãoEficaz
Veja Mais
-
Abrasel espalha sabor e afeto em ações para comemorar o Dia das Crianças
Restaurantes associados proporcionaram momentos de carinho, diversão e gastronomia especial para crianças atendidas pelos projetos Anjos Inocentes e Fundação Proteger
27/10/2025 17h45 -
Setor de flores prevê alta de 7% nas vendas no Dia de Finados
A estimativa é do Ibraflor - Instituto Brasileiro de Floricultura -, ao avaliar alguns fatores, como o fato de a celebração acontecer em um domingo este ano, o que facilita as visitas aos cemitérios e a alternativa de também homenagear os entes queridos c
27/10/2025 12h00 -
Beneficiários com NIS final 5 recebem Auxílio Gás
Programa paga R$ 108 a mais de 5 milhões de famílias
27/10/2025 09h00 -
Nota de Falecimento: Óbitos registrados nesta segunda-feira(27/10/2025)
Nossos Sentimentos aos Familiares e Amigos
27/10/2025 06h07 -
Atendimentos nas repartições municipais ficam suspensos nesta segunda (27), em razão do Dia do Servidor Público
Serviços essenciais à população serão mantidos normalmente
26/10/2025 18h00




