Pesquisa revela que 78% dos brasileiros pulam anúncios sempre que podem

Excesso, repetição, falta de clareza e apelo emocional exagerado são os maiores vilões da atenção

27/10/2025 15H00

Foto: reprodução/assessoria /Acig

Uma pesquisa recente do instituto Hibou, especializado em comportamento e consumo, revelou um dado que desafia o mercado publicitário: 78% dos brasileiros afirmam pular anúncios sempre que possível em plataformas como YouTube e streamings com publicidade. O levantamento, realizado nos dias 20 e 21 de junho com 1.304 entrevistados em todo o país, mostra um consumidor cada vez mais impaciente com comunicações invasivas e repetitivas.

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Os principais motivos apontados para a rejeição às propagandas são o excesso e a repetição de mensagens, além da falta de clareza e do apelo emocional exagerado. Entre os entrevistados, apenas 8% deixam a propaganda rolar até o fim quando o vídeo não é muito longo, e 2% assistem completamente, independentemente da duração.

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A pesquisa também aponta que propagandas repetidas irritam mais do que as interrupções: 74% citaram esse fator como o mais incômodo. Outros 63% se irritam com apelos emocionais forçados, e 45% se queixam de mensagens confusas.

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Apesar da resistência, o público ainda reconhece o valor de uma comunicação bem feita. 59% consideram eficaz a publicidade direcionada, principalmente quando parte de marcas conhecidas ou exibida em canais de venda. Para 40%, anúncios criativos têm mais impacto do que os tradicionais, e 61% preferem receber recomendações baseadas em histórico de compras.

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Segundo Ligia Mello, CSO da Hibou, o consumidor atual:

Está cansado de interrupções e exige relevância. O que funciona hoje são mensagens com utilidade, criatividade e clareza.

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A pesquisa ainda mostrou que, em marketplaces como Amazon e Mercado Livre, 34% dos consumidores descobrem novos produtos através de anúncios, reforçando que, quando o conteúdo é útil e bem posicionado, a publicidade continua sendo uma ferramenta poderosa desde que respeite o tempo e o momento do público.




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