Pecuarista de Guarapuava é finalista estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2026

A pecuarista Adriane Araújo Azevedo, de Guarapuava, está entre as cinco finalistas da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2026, uma das premiações voltadas ao reconhecimento do empreendedorismo feminino no país.

25/08/2026 16H45

Foto: Secom/Prefeitura

Adriane concorre na categoria Produtora Rural e Artesanato, destinada a mulheres que desenvolvem atividades agrícolas, pecuárias, pesqueiras ou de artesanato. A etapa estadual ocorre em Curitiba e define a representante paranaense que seguirá para as próximas fases da competição.

Mais de 20 anos dedicados à ovinocultura

A trajetória da guarapuavana é marcada pela atuação no agronegócio. Adriane trabalha há mais de duas décadas na ovinocultura, especialmente na criação de ovinos da raça Texel e na organização da cadeia produtiva do setor.

Além da atividade como produtora rural, ela é fundadora e vice-presidente da CooperAliança e participa da organização do Agro Com Voz de Mulher, iniciativa que busca ampliar e fortalecer a participação feminina no agronegócio.

Para Adriane, chegar à final estadual também representa uma oportunidade de levar o nome de Guarapuava para todo o Paraná.

“É com grande satisfação que recebi a notícia de estar entre as cinco finalistas do Paraná e poder representar a minha terra”, afirmou a pecuarista.

Guarapuava entre as finalistas

Além de Adriane, participam da etapa estadual Carla Gualano, de São José dos Pinhais; Cláudia Zanusso, de Nova Esperança; Clotilde Zai, de Colombo; e Liziane Corassari, de Nova Tebas.

A secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Laura Maria Iatskiu Vasconcelos, destacou que a classificação representa o fortalecimento da presença feminina no agronegócio e também evidencia o papel do cooperativismo na geração de oportunidades, trabalho e renda.

Vencedora pode chegar à etapa nacional

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é dividido em três fases: estadual, regional e nacional.

As vencedoras estaduais avançam para a etapa regional, que selecionará as empreendedoras classificadas para a disputa nacional. Na última fase, estão previstas premiações em dinheiro, capacitação pelo Empretec, missão técnica e participação na cerimônia nacional. As vencedoras Ouro também recebem mentoria on-line.

A presença de Adriane entre as finalistas coloca novamente Guarapuava em evidência no agronegócio paranaense, desta vez destacando uma trajetória feminina construída ao longo de mais de 20 anos na produção rural.

Fonte: Prefeitura de Guarapuava

Confira a publicação da Prefeitura de Guarapuava


#Guarapuava #Agronegócio #MulherDeNegócios #Empreendedorismo #Jnotícias

Veja Mais