Padre Valdecir Badzinski toma posse como pároco da Catedral e reitor do Santuário Nossa Senhora de Belém
A Santa Missa foi presidida pelo bispo diocesano de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, que acolheu os fiéis, sacerdotes e os bispos presentes.
foto: divulgação/Diopuava
O padre Valdecir Badzinski assumiu oficialmente, na noite desta sexta-feira, 8 de maio, a função de pároco da Paróquia e Catedral Nossa Senhora de Belém, Cura da Catedral e reitor do Santuário Diocesano, em Guarapuava. A celebração de posse reuniu bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas, autoridades e centenas de fiéis vindos das paróquias da cidade e de diferentes municípios da Diocese de Guarapuava, especialmente de Pinhão e Rio Bonito do Iguaçu, onde o sacerdote atuou anteriormente como pároco.
Após oito anos servindo como secretário executivo do Regional Sul 2 da CNBB, em Curitiba, assessorando diretamente os bispos das 18 dioceses e das duas eparquias ucranianas do Paraná, padre Valdecir retorna à Diocese de Guarapuava. Representando o episcopado do Paraná participaram da celebração Dom Mário Spaki, bispo de Paranavaí, e Dom Evandro Luis Braun, bispo de Campo Mourão.
A Santa Missa foi presidida pelo bispo diocesano de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, que acolheu os fiéis, sacerdotes e os bispos presentes. No início da celebração, o chanceler da Cúria Diocesana, padre Marinaldo Cheliga, realizou a leitura oficial do documento de provisão dos ofícios de Cura, pároco e reitor. Em seguida, padre Valdecir recebeu as vestes sacerdotais, fez o juramento de fidelidade e recebeu o Livro dos Evangelhos, proclamando o Evangelho da celebração.
Durante a homilia, Dom Amilton agradeceu o trabalho realizado pelo padre Jean Patrick, que esteve à frente da Catedral e do Santuário por cerca de dez anos, primeiro como vigário paroquial e depois como Cura, pároco e reitor. O bispo também destacou a disponibilidade missionária do novo pároco ao aceitar retornar à diocese após os oito anos de serviço à CNBB Regional Sul 2.

Um dos momentos mais significativos da celebração foi a renovação das promessas sacerdotais, quando padre Valdecir reafirmou diante do povo seu compromisso de cooperar com o bispo no cuidado pastoral da Igreja, celebrar com fidelidade os mistérios de Cristo e anunciar o Evangelho segundo a fé católica. Também realizou solenemente sua profissão de fé.
Na sequência, Dom Amilton entregou ao novo pároco as chaves da igreja, símbolo da responsabilidade pastoral e administrativa da paróquia, e as chaves do sacrário, destacando a centralidade da Eucaristia na vida sacerdotal e comunitária. “A Igreja faz a Eucaristia e a Eucaristia faz a Igreja”, recordou o bispo ao exortar padre Valdecir a ser “um homem eucarístico e um pastor zeloso”. Após a entrega das chaves, o sacerdote abriu o sacrário e permaneceu alguns momentos em adoração diante do Santíssimo Sacramento.

A comunidade também acolheu o novo pároco com a entrega de uma imagem de Nossa Senhora de Belém. Em seguida, todos os presentes participaram da consagração à padroeira da Diocese de Guarapuava. O vigário geral da diocese, padre Carlos Egler e o decano do Decanato Centro, padre Rodrigues, deram as boas-vindas em nome do clero diocesano, desejando um ministério fecundo à frente da Igreja-Mãe da Diocese.
Representando os bispos do Paraná, Dom Mário Spaki destacou o trabalho realizado por padre Valdecir junto ao Regional Sul 2 da CNBB. Segundo ele, o sacerdote teve papel importante no fortalecimento da atuação da Igreja do Paraná em âmbito nacional. “O padre Valdecir foi um grande presente para a Igreja do Paraná. Nos ajudou muito, e os bispos gostam muito dele”, afirmou.

Em sua primeira fala à comunidade como pároco da Catedral e reitor do Santuário, padre Valdecir afirmou assumir a missão com espírito de esperança e serviço. O sacerdote destacou o momento histórico vivido pela Diocese de Guarapuava, que celebra os 60 anos de sua criação, e agradeceu a confiança depositada por Dom Amilton. “Desejo ser amigo e companheiro desta comunidade e da nossa querida Diocese de Guarapuava. Iniciamos juntos esta nova etapa, cheios de esperança e ânimo, certos de que Deus caminha conosco. Eu sou Igreja com vocês e juntos nós seremos Igreja”, afirmou o novo pároco.
Ao final da celebração, padre Marinaldo Cheliga realizou a leitura da ata de posse, assinada por Dom Amilton e pelo novo pároco, encerrando oficialmente a cerimônia.
Por Jorge Teles
Veja Mais
-
Corrida com cerveja e muita diversão promete agitar Guarapuava em dezembro
9ª edição da Racebeer do Mimi acontece no dia 12 de dezembro, no bairro Jordão, com percurso de cinco quilômetros, música e confraternização.
06/11/2026 13h00 -
Guarapuava oferece oficina gratuita para aprender a tirar fotos e produzir vídeos profissionais com celular
Capacitação acontece na segunda-feira (9), com apenas 30 vagas, e ensinará técnicas de fotografia, gravação, edição e produção de conteúdo para redes sociais.
06/11/2026 11h36 -
Alunos do Carneiro Martins visitam Prefeitura de Guarapuava e conversam com prefeito Denilson Baitala
Estudantes do curso técnico em Marketing conheceram os bastidores da administração municipal, esclareceram dúvidas e receberam convite para visitar o Espaço da Inovação.
06/11/2026 10h30 -
Jantar Azul e Rosa do Rotary em Guarapuava terá entrega de equipamentos e projetos sociais que vão beneficiar três entidades
Em entrevista ao Portal Jnotícias, presidente Carlos Pelek destacou a importância do evento, marcado para 14 de novembro, no Vitri Centro de Eventos. Ingressos estão à venda com os rotarianos.
06/11/2026 09h15 -
Guarapuava reúne municípios da região para planejar ações de desenvolvimento sustentável
Iniciativa busca fortalecer políticas públicas, melhorar indicadores sociais e econômicos e preparar as cidades para os desafios previstos na Agenda 2030 da ONU.
06/11/2026 08h30




