O Agente Secreto é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026
Longa de Kleber Mendonça Filho disputará vaga entre os indicados ao prêmio de Melhor Filme Internacional da Academia
Foto: Victor Jucá/Divulgação
O Ministério da Cultura celebra e acompanha com expectativa a presença do Brasil no Oscar 2026, com o filme O Agente Secreto entre os destaques da maior premiação do cinema mundial.
A produção brasileira conquistou quatro indicações: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Seleção de Elenco. A cerimônia acontece no dia 15 de março, em Los Angeles.
Para o Ministério da Cultura, o reconhecimento internacional reflete o fortalecimento das políticas públicas para o audiovisual e o amadurecimento da indústria cinematográfica brasileira.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou o momento vivido pelo cinema nacional.
“O Brasil é um país que tem uma audiovisual, uma indústria cinematográfica que mostra o seu potencial, né? Uma indústria amadurecida, audiovisual brasileiro, cinema brasileiro e agora está numa janela de oportunidades imensa.”
O filme, dirigido por Kleber Mendonça Filho, já acumula mais de cinquenta prêmios internacionais e é resultado de investimentos estruturantes, como os R$ 7,5 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) para sua realização e R$ 750 mil para a etapa de comercialização.
O FSA, principal mecanismo de fomento à indústria cinematográfica e audiovisual no Brasil, é um fundo público que financia desde o desenvolvimento de roteiros e a produção de filmes e séries até a distribuição, além da comercialização e a modernização de salas de cinema.
Segundo a ministra, o compromisso do Ministério da Cultura é garantir que mais obras brasileiras alcancem reconhecimento dentro e fora do Brasil.
“Nós, do Ministério da Cultura, a nossa intenção é continuar fazendo o nosso melhor para que cada vez mais possamos apoiar, produzir e patrocinar obras do nosso cinema, como também todas as ações que fazem parte do setor cultural brasileiro. Estamos aqui torcendo pelo Oscar, mas também esse anúncio agora do Festival de Berlim. Nós temos mais de 50 obras aí de coprodução, colaboração internacional para serem estreadas ainda esse ano e isso tudo é a por uma política que lançamos de chamada de coprodução internacional no começo de 2024. Então nós estamos aí começando a acolher alguns frutos.”
Além da expectativa pelo Oscar, o cinema brasileiro também comemora novas conquistas internacionais, com produções nacionais selecionadas para festivais e mercados globais por meio de políticas de coprodução internacional.
Fonte: Brasil 61
#ministeriodacultura #cultura #jnoticias #cinema #oscar2026
Veja Mais
-
Artagão Júnior percorre municípios do Paraná em agenda de campanha e apresenta investimentos
Candidato à reeleição cumpriu compromissos no Vale do Ivaí e em outras regiões, com prestação de contas, reuniões com lideranças e encontros com apoiadores
20/09/2026 21h19 -
Lula vai à ONU e deve defender reforma do Conselho de Segurança
Presidente embarca neste domingo para Nova York e fará discurso na Assembleia Geral na terça-feira; multilateralismo e conflitos internacionais estarão entre os temas
20/09/2026 19h30 -
Flávio Bolsonaro faz campanha no RN nesta segunda com comícios e motocarreata
Candidato do PL à Presidência terá compromissos em São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Natal nesta segunda-feira (21)
20/09/2026 17h30 -
Ônibus cai em ribanceira e deixa pelo menos cinco mortos no interior de São Paulo
Veículo transportava 48 pessoas e saiu da pista na SP-052, em Cruzeiro; equipes de emergência atuaram no resgate das vítimas
20/09/2026 16h00 -
Dia do Gaúcho destaca tradição e presença da cultura gaúcha em Guarapuava
Celebrado neste domingo, 20 de setembro, o Dia do Gaúcho valoriza costumes, história e tradições que também fazem parte da vida cultural de Guarapuava e da região Centro-Sul do Paraná
20/09/2026 14h25




