Município de Guarapuava promove mutirão de consultas oftalmológicas

Em dois dias de trabalho, duzentas pessoas foram atendidas nesta etapa do mutirão. Em pouco mais de um mês, o município de Guarapuava promoveu a consulta de quatrocentos pacientes com algum problema de visão.

20/11/2023 13H50

foto: reprodução/Assessoria/Secom

No último fim de semana, a Secretaria de Saúde de Guarapuava (SMS) promoveu um mutirão de consultas oftalmológicas no Ambulatório Médico de Especialidades (AME). A ação contou com a parceria de uma empresa especializada em mutirões de oftalmologia, que realiza esse tipo de iniciativa em diversas partes do Estado.

O processo foi otimizado, evitando que os pacientes precisem se deslocar para diferentes locais. Todos os exames foram realizados no AME, agilizando o diagnóstico e encaminhando os pacientes conforme necessário.

O prefeito de Guarapuava e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da 5ª Região de Saúde (CIS5), Celso Góes, disse da importância do mutirão para a população. 

“Em pouco mais de trinta dias, este é o segundo mutirão de consultas oftalmológicas que promovemos em Guarapuava. Como da outra vez, disponibilizamos mais duzentas consultas nesses dois dias de trabalho. Ao todo, quatrocentas pessoas do nosso município passaram por avaliação de seus olhos e receberam os tratamentos adequados. Muitas cirurgias eletivas foram agendadas. Para muitos, este é o fim do sofrimento. Com esta ação, desafogamos nosso sistema de saúde”, pontuou o prefeito.

Conforme sublinha a secretária de Saúde de Guarapuava, Chayanne Andrade Ceroni, as consultas oftalmológicas realizadas esta semana pelo AME, representam um grande avanço para o município, uma vez que muitos dos problemas foram solucionados imediatamente, como a receita de óculos, por exemplo. 

“Se somadas as duas etapas do mutirão, conseguimos atender a quatrocentas pessoas em pouco mais de um mês. Por isso, acreditamos que as filas para este tipo de atendimento diminuíram significativamente nesses últimos dias. É nossa prioridade fazer o melhor para nossa população”, declarou a secretária.

A enfermeira Daiane Ottoneli explicou que a equipe do mutirão busca agilizar o atendimento, encaminhando os pacientes de forma eficiente. “Se necessário, são realizados encaminhamentos para outros especialistas ou para cirurgias. Tudo para acelerar o processo e reduzir a espera que, em muitos casos, é de anos”, sublinhou a enfermeira.

Rodrigo Fontes, representante da empresa especializada, destacou a importância do mutirão para reduzir a fila de espera e proporcionar atendimento de qualidade à população local. “No nosso mutirão, oferecemos não apenas consultas, mas também todos os exames necessários para garantir um atendimento completo”, ressaltou. 

Durante o mutirão, foram utilizados equipamentos avançados, como um aparelho portátil que permite uma visão detalhada do olho. Os exames realizados incluíram mapeamento de globo ocular, fundo de olho, autonomia de sangue e outros procedimentos essenciais para o diagnóstico oftalmológico.

A paciente Terezinha de Oliveira Fontana, elogiou o atendimento e ressaltou a eficácia do mutirão. Segundo ela, a iniciativa é técnica, rápida e vale a pena a espera. “Fui bem-atendida. É um atendimento muito prático e rápido. Ajuda bastante a gente a cuidar da nossa saúde.”

A enfermeira Daiane Ottoneli reforçou que a intenção é zerar a fila de espera, beneficiando a população que aguarda há anos por atendimento oftalmológico. Durante o mutirão, que durou das 8h às 18h, no sábado e no domingo, cerca de 200 pessoas foram atendidas.

Veja Mais