MP investiga fraude em licitações da Prefeitura de São Paulo e mira ex-servidores
Operação Ar Frio apura suspeita de fraude em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo ex-servidores da Prefeitura de São Paulo.
foto: Divulgação/Gaeco/SP
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) deflagrou nesta terça-feira (7) uma operação para investigar suspeitas de fraude em processos de licitação envolvendo ex-servidores da Prefeitura de São Paulo. A ação é conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Batizada de Operação Ar Frio, a investigação apura a suspeita de que servidores teriam direcionado licitações para beneficiar empresas previamente escolhidas em troca de vantagens indevidas. Entre os crimes investigados estão fraude em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro.
Segundo o Ministério Público, dois ex-servidores municipais estão no centro das apurações. Eles teriam atuado em áreas estratégicas da administração e foram exonerados no início deste ano.
Contrato bilionário está entre os alvos da investigação
Um dos principais pontos da investigação envolve uma licitação estimada em cerca de R$ 1 bilhão para aquisição de aparelhos de ar-condicionado. O processo chegou a ser suspenso durante as apurações e posteriormente retomado após o afastamento dos servidores investigados.
O MP também apura se os valores movimentados pelos investigados eram incompatíveis com seus rendimentos oficiais e se houve ocultação de patrimônio por meio de bens registrados em nome de terceiros.
Mandados foram cumpridos em São Paulo
Durante a operação, equipes do Gaeco cumpriram mandados de busca e apreensão em imóveis ligados aos investigados na capital paulista e na região metropolitana. Foram recolhidos documentos e equipamentos que podem auxiliar no avanço das investigações.
O Ministério Público informou que a atual administração da Prefeitura de São Paulo não é alvo da operação. As investigações seguem em andamento para esclarecer a participação dos envolvidos e a possível extensão do esquema.
#SãoPaulo #MinistérioPúblico #FraudeEmLicitação #Corrupção #Gaeco
Veja Mais
-
Carreta Rosa inicia atendimentos gratuitos nesta terça feira em Guarapuava
Ação do Outubro Rosa oferece exames preventivos do colo do útero para mulheres de 25 a 64 anos até o dia 17 de outubro
05/10/2026 20h00 -
Artagão Júnior é reeleito com 64.572 votos e vai para o sétimo mandato na Assembleia Legislativa do Paraná
Deputado estadual confirma mais uma vitória nas urnas e amplia trajetória política construída ao longo de mais de duas décadas na Alep
05/10/2026 18h15 -
Guarapuava inicia vacinação com Pneumo 20 para idosos com 85 anos ou mais
Vacina está disponível nas UBSs com sala de vacinação ativa e no Centro Municipal de Imunização; aplicação depende da avaliação do histórico vacinal de cada idoso
05/10/2026 17h39 -
Prazo para sacar dinheiro das bets termina nesta segunda feira; plataformas saem do ar na terça
Apostadores têm até as 23h59 desta segunda feira (5) para solicitar o saque diretamente nas plataformas; quem perder o prazo não perderá o dinheiro
05/10/2026 16h14 -
Mutirão da Safra oferece mais de 70 vagas de emprego em Guarapuava
Ação realizada nesta segunda feira (5) reúne candidatos e recrutadores na Agência do Trabalhador; oportunidades temporárias têm possibilidade de efetivação
05/10/2026 13h57



