Morre Ivan Taborda, ícone do tradicionalismo gaúcho no Paraná
Aos 88 anos, comunicador e músico deixa legado marcante na cultura regional, com mais de 400 composições e atuação histórica no movimento tradicionalista.

Morreu nesta quinta-feira (19), aos 88 anos, o tradicionalista Ivan Taborda, uma das maiores referências da cultura gaúcha no Paraná. Ele enfrentava problemas de saúde há cerca de quatro anos.
Natural de São Gabriel (RS), Taborda construiu grande parte de sua trajetória no Oeste do Paraná, especialmente em Cascavel, onde se destacou como defensor e propagador das tradições gaúchas.
Figura emblemática do tradicionalismo, foi o criador do programa de televisão “Alô Tchê”, exibido pela TV Tarobá desde 1978. A atração se tornou referência ao levar música, histórias e elementos da cultura gaúcha para milhares de famílias, consolidando sua importância na comunicação regional.
Ao longo da vida, Ivan Taborda dedicou-se intensamente à preservação das raízes culturais. Foi um dos fundadores do primeiro Centro de Tradições Gaúchas (CTG) de Toledo, a “Querência dos Pioneiros”, ainda na década de 1950.
Além de comunicador, também deixou um vasto legado artístico, com mais de 400 músicas tradicionalistas compostas, e atuação como professor de dança gaúcha, contribuindo diretamente para a formação de novas gerações no movimento.
Nascido como Leonidas Yvan Costa Reinhardt, mudou-se para o Paraná ainda na infância, aos 8 anos, onde construiu sua história e se tornou um símbolo da cultura regional.
Mesmo enfrentando problemas de saúde nos últimos anos, seguiu ativo e próximo do público. Em 2025, chegou a agradecer, por meio de vídeo, o apoio recebido durante o tratamento.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento.
#IvanTaborda #Luto #CulturaGaúcha #Tradicionalismo #Paraná #Cascavel #AlôTchê #Cultura #MúsicaGaúcha #JNotícias
Veja Mais
-
Combate ao bullying e à violência nas escolas mobiliza educadores em Guarapuava
Iniciativa da área de Inovação promove debate sobre prevenção, respeito às diferenças e estratégias para tornar o ambiente escolar mais seguro.
05/11/2026 20h31 -
Crianças e adolescentes ganham voz e cobram melhorias durante conferência em Guarapuava
10ª Conferência Municipal reúne jovens, autoridades e entidades para discutir proteção contra a violência, educação e fortalecimento das políticas públicas.
05/11/2026 19h00 -
Guarapuava faz história e se torna ponto de partida de projeto inédito de museus no Paraná
Município recebe exposição do Museu Paranaense, com entrada gratuita, e ganha destaque na valorização da cultura, da história e da memória dos povos indígenas.
05/11/2026 18h41 -
Eleição sem disputa na ACIG: Robson Krieger deve assumir presidência para gestão 2027/2028
Chapa “União e Inovação” foi a única inscrita no processo eleitoral da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava. Aclamação está marcada para terça-feira (10).
05/11/2026 16h00 -
Paraná libera R$ 175 milhões em crédito para empresas atingidas por temporais; empréstimos terão juros zero
Medida anunciada pelo governador Ratinho Junior prevê recursos para MEIs, microempresas e negócios de médio porte que sofreram prejuízos com chuvas, vendavais e tornados.
05/11/2026 14h15



