MDB decide não entrar na corrida presidencial
Partido não apoiará nenhum candidato; foco será nas alianças estaduais
foto: Lúcio Sorge/ Divulgação
Marcelo Brandão – repórter da Agência Brasil
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) decidiu não lançar candidato à Presidência da República ou mesmo firmar coligações nacionais para as eleições deste ano. A decisão foi formalizada em convenção nacional nesta segunda-feira (27).

O partido decidiu liberar seus diretórios estaduais para a formação de alianças no âmbito local. A ideia, segundo o partido, é focar na eleição de governadores e deputados estaduais, além de fortalecer a bancada no Congresso Nacional, com senadores e deputados federais.
“A liberação nacional acaba unindo e pacificando, deixando o partido mais forte para que nos estados tenha um resultado bastante positivo”, disse o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, em declaração divulgada no site do partido.
A convenção do MDB foi realizada de maneira virtual. Não houve encontro dos principais nomes do partido em um auditório. O mesmo modelo já havia sido adotado em 2022.
A Agência Brasil vai acompanhar os resultados das convenções nacionais partidárias. As próximas convenções com datas marcadas são:
- Partido Comunista do Brasil (PCdoB) – 30 de julho
- Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) – 31 de julho
- Partido Verde (PV) – 31 de julho
- Partido da Causa Operária (PCO) – 1º de agosto
- Partido dos Trabalhadores (PT) – 2 de agosto
- Partido Socialista Brasileiro (PSB) – 2 de agosto
Clique aqui e veja as convenções nacionais que já ocorreram.
Veja Mais
-
Lula é reeleito presidente do Brasil em virada histórica
Com mobilização nas redes e nas ruas, candidato superou adversário
25/10/2026 21h45 -
TSE: seções eleitorais ainda abertas devem manter votação até as 19h
Decisão é do presidente da Corte, Kassio Nunes Marques
25/10/2026 18h26 -
Guarapuava terá dois dias de festa com o 19º Festival da Melhor Idade
Evento acontece nos dias 30 e 31 de outubro, no Espaço Fiori, com apresentações culturais e o tradicional concurso de Rei e Rainha da Melhor Idade.
25/10/2026 16h40 -
TRE-BA determina retomada integral da frota de ônibus em Salvador
Problemas de transporte dificultaram deslocamento de eleitores
25/10/2026 14h50 -
Lula vota em São Paulo e afirma: “Nunca vi nada igual” sobre apoio popular no segundo turno
Presidente destacou a mobilização de apoiadores durante a campanha e agradeceu o carinho recebido dos brasileiros.
25/10/2026 11h25




