Mais de 9 mil pessoas assistem ao Debate entre Candidatos a Prefeito realizado pela Unicentro

Celso Góes, Dr Antenor e Samuel Ribas participaram do evento; Denilson Baitala justificou a ausência

27/09/2024 14H52

foto: reprodução/Assessoria/Unicentro

Às 10h de sexta-feira (27), os candidatos à prefeitura de Guarapuava: Celso Góes, Dr Antenor e Samuel Ribas apresentaram suas propostas de campanha durante o debate organizado por acadêmicos e docentes do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), com o apoio da Instituição, de acadêmicos e docentes de Publicidade e Propaganda e Direito. Denilson Baitala, que também concorre ao cargo, não compareceu ao debate e justificou sua ausência por problemas de saúde. 

Com mais de 400 pessoas presentes, o auditório Francisco Contini ficou lotado. Além disso, o evento foi transmitido online, por meio do canal Unicentro TV,  e mais de 8.800 pessoas acompanharam via Youtube. No total, mais de 9 mil pessoas assistiram ao debate.
O evento foi mediado por Ariane Pereira, professora do curso de Jornalismo do Departamento de Comunicação da Unicentro. Todas as regras foram apresentadas no início do debate, para evitar o descumprimento de qualquer uma delas pelos candidatos ou público. 

Os candidatos falaram nos cinco blocos. Inicialmente, os três presentes fizeram uma breve apresentação pessoal. Na sequência, o segundo bloco foi destinado às perguntas enviadas pelo público inscrito, e os candidatos respondentes foram definidos previamente por sorteio. Na terceira parte do debate, os candidatos fizeram perguntas uns para os outros, com tema livre. No quarto bloco, a mediadora sorteou temas e os candidatos desenvolveram suas falas a partir das mesmas. O quinto e último bloco foi dedicado às considerações finais. 

As dúvidas dos eleitores trataram de temas de relevância para a rotina dos guarapuavanos, como a construção de um CMEI no bairro do Jordão; formas de estimular a economia criativa do município; negacionismo científico e fake news; e transporte público. Ainda, discutiu-se acerca da taxa de mortalidade infantil; agronegócio e meio ambiente; educação; e assistência social.

Miriam Camilli Berger, estudante do terceiro ano de Pedagogia da Unicentro, disse que o debate foi esclarecedor e colaborou para que ela escolhesse seu próximo representante, especialmente por ocorrer dentro do local onde estuda. "Poder ter acesso à política, ver como as coisas realmente são, foi muito interessante. Porque eu, particularmente, não teria tanto acesso voltado para os candidatos individualmente", disse a acadêmica. 

Além de Miriam, a acadêmica do curso de Direito, Milene Tiemi, ressaltou como o debate foi uma chance de conhecer melhor todos os candidatos e os posicionamentos políticos que cada um adota. "Eu achei muito boa a ideia do debate para a gente poder questionar as propostas e ver a atuação e os posicionamentos de cada assunto, para a gente gerar ainda mais opinião", afirmou. Além disso, a realização do evento em horário de aula, para ela, é um ponto positivo, tendo em vista a falta de tempo de muitos estudantes que trabalham nos outros turnos.



AVALIAÇÃO DOS CANDIDATOS

O candidato Celso Góes considerou o debate de "alto nível". "É importante para os alunos conhecerem a realidade da cidade onde eles moram. Não ficar somente no âmbito universitário. Tem que sair, conhecer as necessidades que Guarapuava tem, para depois trazer esse retorno já que a Unicentro é pública e gratuita", afirmou o candidato.

Dr. Antenor diz que falar com a juventude é necessário para a formação acadêmica e política, que estão intimamente ligadas. Segundo ele, "Guarapuava teve uma possibilidade que se aponte caminhos a partir do olhar dos candidatos, dos planos de governo". Para a campanha, Antenor destaca que a ocasião é uma oportunidade para que os guarapuavanos conheçam mais sobre a trajetória dele.

Para Samuel Ribas, o evento foi muito importante para a democracia do município. "Apresentamos os nossos projetos e ideias para uma Guarapuava mais desenvolvida, com sustentabilidade, inovação, tecnologia, melhorias principalmente na área da saúde, da educação, e do desenvolvimento da geração de emprego e renda para os guarapuavanos", disse Ribas.

ORGANIZAÇÃO

O evento foi organizado pelos estudantes de comunicação da Unicentro, orientados pelos professores Renata Callefi e André Justus. Turmas dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda estiveram envolvidas na atividade, que fez parte da avaliação de algumas disciplinas curriculares dos alunos. Além dos estudantes de comunicação, acadêmicos de Direito também integraram a equipe.



Veja Mais