Inverno requer cuidados ainda maiores contra a dengue:
Dias mais frios devem ser usados para acabar com criadouros. A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito, eliminando água armazenada em pontos que podem se tornar possíveis focos da doença.
foto: reprodução/Assessoria/Secom
Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, os períodos de frio não eliminam o mosquito Aedes aegypti, responsável por contaminar pessoas com a dengue e com a febre chikungunya.
Especialistas apontam que no período de inverno, os cuidados diminuem, uma vez que o mosquito transmissor dessas doenças circula menos. No entanto, se os criadouros não forem eliminados, os ovos depositados podem permanecer intactos por meses e, quando a estação quente recomeçar, eles vão eclodir, dando origem a um novo ciclo do mosquito.
A responsável pelo setor de Vigilância Ambiental em Saúde de Guarapuava, Sabina Curi, sublinha que a prevenção é a melhor arma contra a transmissão da dengue e de outras doenças causadas pelo mosquito.
“As pessoas se enganam ao pensar que em época de frio, o mosquito transmissor da dengue morre. Ao contrário, se os criadouros não forem eliminados, os ovos depositados nesses locais, permanecerão intactos e sem água por até um ano e dois meses. Quando volta a esquentar, eles se proliferam. Então, a questão climática é bem complicada, porque se formos analisar, em um dia temos temperatura negativa de manhã, já no período da tarde esquenta. Portanto, mesmo com temperaturas baixas, o mosquito se prolifera. Infelizmente, haverá pessoas doentes com dengue o ano todo. Por isso, é necessário muito cuidado, sempre primando pela eliminação dos focos de infecção”, explicou Sabina.
COMO PREVENIR
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito, eliminando água armazenada em pontos que podem se tornar possíveis criadouros.
Vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas e até recipientes pequenos, como tampas de garrafas, podem conter larvas do mosquito.
Para quem vai viajar nas férias de julho, a orientação é substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia, deixar a caixa d’água tampada e cobrir todos os grandes reservatórios de água, como as piscinas, por exemplo.
SINTOMAS
Os principais sintomas da dengue são febre alta (acima de 38,5ºC), dores musculares intensas, dor nos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.
A infecção pode ser desde assintomáticas, ou com sintomas leves ou graves. Se for grave, a doença pode provocar perda de peso, náuseas e vômitos.
O paciente com dengue precisa fazer repouso, ingerir bastante líquido (água) e não tomar medicamentos sem indicação médica.
Veja Mais
-
Chegada do Papai Noel em Guarapuava: Encanto e Magia no Parque do Lago
O bom velhinho receberá visitas até o dia 20, a partir das 19h, no Parque do Papai Noel, no Parque do Lago.
11/12/2024 10h15 -
Ocorrências Policiais em Guarapuava e Região: Prisões, Agressões e Furto de Fiação
Resumo de Ocorrências Policiais – 10/12/2024 a 11/12/2024
11/12/2024 09h08 -
Grupo Superpão finaliza o ano de seu centenário com evento comemorativo
A manhã celebrativa contou com uma exposição e o lançamento oficial do livro comemorativo dos cem anos do Grupo, escrito pela doutora em história Michele Tupich Barbosa.
11/12/2024 08h30 -
Nota de Falecimento: Confira os Óbitos desta quarta-feira(11/12/24)
Nossos sentimentos aos familiares e amigos
11/12/2024 06h25 -
Trânsito Liberado no Calçadão da XV de Novembro para Apoiar o Comércio Local em Guarapuava
As intervenções serão retomadas em janeiro de 2025 pela nova administração municipal.
10/12/2024 22h30