Inclusão: Escola Municipal Irene Guimarães Pupo substitui sinal sonoro por relógio interativo

A nossa escola é uma escola inclusiva, onde temos alunos com TEA (Transtorno de Espectro Autista) matriculados, tanto no ensino regular quanto nas atividades de recurso multifuncional.

18/06/2022 10H54

foto: reprodução/Assessoria/Secom

A Escola Municipal Irene Guimarães Pupo, no bairro Morro Alto, resolveu não utilizar mais o sinal sonoro convencional para indicar o início e o fim das aulas, bem como, os intervalos de recreio. Um relógio interativo nas salas cumpre com essa função.

 

Conforme explicou a diretora da instituição, a professora Silvana Cristina S. Silva, a inclusão foi o que motivou a iniciativa. “A nossa escola é uma escola inclusiva, onde temos alunos com TEA (Transtorno de Espectro Autista) matriculados, tanto no ensino regular quanto nas atividades de recurso multifuncional. O sino convencional tirava a atenção desses alunos. Por esse motivo, foi tomada essa decisão”, explica. 

 

A mudança foi posta em prática no início deste ano e ainda está em fase de adaptação. Cada sala de aula possui um relógio interativo com ponteiros e  as crianças conseguem visualizar o horário de pausas, atividades e encerramento das aulas. Os próprios alunos conseguem auxiliar as professoras na cronometragem do tempo. “Além do motivo da inclusão, a retirada do sino audível auxilia as crianças a terem mais disciplina, pois é uma questão de mudança de comportamentos”, finaliza a diretora.

Veja Mais