III Seminário de Acolhimento Familiar destaca fortalecimento da Rede de Proteção na garantia dos direitos da criança e do adolescente

As atividades do evento tiveram início pela manhã e se estendem até o período noturno.

29/10/2024 14H57

Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava

Nesta terça-feira (29), a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Centro Universitário Campo Real, realiza o III Seminário de Acolhimento Familiar. Durante a manhã, a programação ocorreu no Salão Nobre da Campo Real. 

 

“O evento de hoje proporciona um espaço para ampla troca de conhecimentos entre profissionais de diferentes áreas. Tivemos a participação do judiciário na área da infância e juventude, além de ampla divulgação do Serviço Família Acolhedora, buscando atrair mais famílias e detalhar o trabalho realizado, que já é referência estadual. São oportunidades como essa que contribuem para o aprimoramento das políticas públicas municipais”, destacou o prefeito Celso Góes.  

 

O evento foi iniciado com uma exibição cultural do Quarteto de Cordas Municipal, seguido da apresentação do Panorama do Serviço de Acolhimento Familiar em Guarapuava. As atividades matutinas foram encerradas com uma mesa redonda que abordou os seguintes temas: “O fenômeno contemporâneo das famílias plurais e alguns desdobramentos na proteção da criança e do adolescente”; “A escola como parte da Rede de Proteção: integrante fundamental na garantia dos direitos da criança e do adolescente”; e “A convivência familiar na regulamentação de guarda”.

 

“Participo deste seminário com muita honra, tenho um carinho especial pelo serviço de acolhimento familiar, pois desde 2015 acompanho sua implantação. Nesta trajetória, vi muitos casos de crianças ressignificando seus traumas com o apoio de uma família acolhedora. As falas desta manhã foram muito enriquecedoras e trouxeram um panorama atual do serviço, bem como da visão do poder judiciário, ministério público e defensoria pública. O colegiado de direito através dos professores convidados trouxe o contexto legal e constitucional dos direitos das crianças e da concepção de família, que vai subsidiar para que toda rede de proteção aprimore seus atendimentos”, salientou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi.  

 

A programação da tarde continua no Salão Nobre do Centro Universitário Campo Real, com uma apresentação cultural do Centro de Referência de Assistência Social com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, às 13h. A partir das 13h30, será realizada uma mesa redonda com o tema “Desenvolvimento Infantil: da gestação à primeira infância”.

 

“O seminário abre para a Rede de Proteção de atendimento de crianças e adolescentes uma ampla discussão e disseminação de conhecimentos de multiprofissionais. Foi pensado desde a legislação até o desenvolvimento infantil na primeira infância. Abordamos sobre as responsabilidades dos profissionais na área da educação, saúde e rede de atendimento, as diversidades nas configurações familiares, direito de guarda e o desenvolvimento infantil da gestação à primeira infância”, comentou a coordenadora do serviço, Regiane Cristina Lopes de Moraes.

 

Para a representante da Defensoria Pública do Paraná em Guarapuava, Jéssica Sacchi Ribeiro, o serviço de acolhimento familiar no Município é uma referência em se tratando de acolhimento temporário, por estar alinhado com o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

 

“O Estatuto da Criança e do Adolescente coloca como uma preferência o acolhimento familiar em detrimento do acolhimento institucional, mas, infelizmente, no nosso país são poucos os projetos de família, e em Guarapuava o serviço é um sucesso. Esse processo de acolhimento consegue não só melhorar a vida daquela criança ou adolescente, o qual é o objetivo primordial, mas também melhora a vida daquela família. Isso que a gente defende como uma política pública eficiente”, comentou a defensora pública.

 

O evento segue no período da noite. A programação tem início às 19h, no Teatro Municipal Marina Karam Primak, com a apresentação cultural do Grupo Mirim – CTG Fogo de Chão Invernada Artística e Coral Municipal Silvino Antonio Turco. A partir das 19h30 será lançado o projeto “Acolhendo quem acolhe”, da Prefeitura de Guarapuava, em parceria com o Centro Universitário Campo Real.

Veja Mais