Guarapuava na vanguarda da inovação: Prefeitura e parceiros inauguram NAPI Woodtech para impulsionar desenvolvimento e sustentabilidade
O Município busca se tornar um polo de referência em construções com madeira engenheirada.
foto: reprodução/Assessoria/Secom
Guarapuava atinge mais um patamar no cenário da inovação e sustentabilidade com a inauguração, realizada nesta terça-feira (21), do escritório do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Woodtech. O espaço é um local que surgiu da parceria entre a Prefeitura de Guarapuava, Cilla Tech Park, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O prefeito Celso Góes destacou com orgulho o projeto, que reafirma o compromisso da cidade em se tornar um polo de referência em construções com madeira engenheirada, não apenas para a região, mas para todo o Paraná.
"Este é mais do que um marco, é a afirmação do nosso compromisso com a inovação e sustentabilidade. Estamos trilhando o caminho de Guarapuava se tornar destaque como um polo de referência em construções com madeira engenheirada, não apenas no Paraná, mas em todo o país. Dedicamos esforços incansáveis para posicionar o nosso Município no merecido patamar, onde nossa cidade brilha e cresce a cada dia mais”, enalteceu.
O escritório do NAPI Woodtech, financiado pela Fundação Araucária com um investimento superior a 2,6 milhões, nasce como uma iniciativa robusta, promissora e fruto de grandes parcerias. "Esperamos que quando se falar de madeira engenheirada, lembre-se de Guarapuava e que foi aqui que tudo começou", disse o diretor do Campus UTFPR Guarapuava, Marcelo Granza.
O reitor da UTFPR, Marcos Schiefler Filho, reforçou a importância do espaço especializado para o desenvolvimento de ações do setor. "Este NAPI em madeira engenheirada já possui muitos parceiros, são mais de 100 empresas que trabalham com o beneficiamento de madeira. Então é possível somar atividades e tem tudo para se tornar um grande referencial nacional nesta tecnologia".
O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Aldo Nelson Bona, destacou o papel do NAPI em gerar resultados impactantes para a sociedade: "Este novo arranjo em madeira engenheirada deve gerar resultados que impactem diretamente a sociedade, um trabalho em rede que aproveita o potencial e gera soluções para toda a população".
O evento ocorreu em paralelo ao 5º Encontro dos Parques Tecnológicos, em Guarapuava, reforçando o protagonismo da cidade como referência no avanço da ciência e tecnologia.
Madeira engenheirada
A madeira engenheirada, oriunda de florestas manejadas para fins comerciais, destaca-se pela sustentabilidade e renovabilidade, contribuindo significativamente para a redução do impacto ambiental em comparação com materiais tradicionais como concreto e aço. A iniciativa visa também fortalecer a região como referência nacional no processamento e no seguimento.
Veja Mais
-
Nota de Falecimento: Óbitos registrados neste domingo(07/12/2025)
Nossos Sentimentos aos Familiares e Amigos
07/12/2025 06h26 -
No Amazonas, 62% da exploração madeireira é feita ilegalmente
Estudo do Imazon mapeou retirada ilegal de madeira no estado
06/12/2025 15h02 -
Confira o que abre e fecha no feriado de aniversário de Guarapuava, nesta terça-feira (9)
Serviços essenciais funcionam normalmente
06/12/2025 13h00 -
Transporte coletivo operará com horários de sábado no feriado de 09 de dezembro
Mudança vale para todas as linhas, com grade de horários seguindo o padrão dos sábados
06/12/2025 10h15 -
Prefeitura abre ao público Carrossel de Natal em frente a Praça 9 de Dezembro
Carrossel de Natal estreia e anima moradores com programação até 23 de dezembro
06/12/2025 08h30




