Guarapuava conquista destaque nacional no Prêmio Hipismo Brasil com atletas da Escola La Paloma

Município teve cinco atletas campeões na modalidade Enduro Equestre nacional

04/05/2026 09H53

Secom Guarapuava

A excelência do esporte equestre brasileiro esteve em evidência neste sábado (02), durante o Prêmio Hipismo Brasil, promovido pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), em Indaiatuba (SP). 


O evento reuniu atletas, treinadores e representantes de diversas regiões do país para homenagear os melhores resultados da temporada 2025 em diferentes modalidades. Entre as categorias reconhecidas estiveram Salto, Adestramento, Hipismo Completo, Enduro, Tambor, Paraequestre, Volteio e Atrelagem, reforçando a diversidade e a força do hipismo nacional.

Guarapuava teve participação de destaque na modalidade Enduro Equestre, com representantes da Escola de Equitação La Paloma, que conquistaram importantes colocações e levaram o nome do município ao cenário nacional. 

Dos 10 atletas paranaenses premiados pela CBH, cinco eram guarapuavanos da equipe La Paloma, todos campeões em suas categorias.

A proprietária e instrutora da escola Lá Paloma, Elaine Maria Basso, celebrou o reconhecimento conquistado pelos alunos. “Trata-se da premiação dos melhores do ano, referente à temporada 2025 de Enduro Equestre Nacional. Representa muito mais que um prêmio nacional ou paranaense, representa a evolução, a dedicação e a colocação na prática do aprendizado na escola. Os resultados falam por si e mostram a qualidade no ensino que buscamos oferecer”, destacou.

Segundo a instrutora, a formação dos atletas envolve desde a equitação fundamental até o preparo esportivo de alto rendimento, sempre aliado ao cuidado com os animais. “Os alunos vêm para ser independentes e buscar a melhor performance em pista, mas também aprendem sobre qualidade de trabalho e bem-estar animal. Cada um deve treinar seu próprio cavalo e manter essa conexão para o melhor desempenho nas competições”, explicou.

Entre os destaques guarapuavanos esteve Anita Dall’Agnol, de 14 anos, campeã na categoria Iniciante Jovem 10 km. A jovem atleta contou que ingressou na escola em um momento marcante de sua vida e encontrou no esporte uma nova motivação. “Estou na escola desde fevereiro de 2025, foi uma salvação para mim em um momento muito difícil, e representar a escola neste evento foi uma honra gigantesca, principalmente porque estou entre atletas incríveis, que me inspiraram muito”, relatou.

Anita também falou sobre a emoção de participar de um momento histórico para o hipismo nacional. “Significa muito. A abertura da casa CBH é algo que vai ficar na história do hipismo brasileiro, e saber que fiz parte disso me dá grande alegria. Ganhar um prêmio desses é uma grande realização e um grande passo para o futuro que desejo”, afirmou.

Além do trabalho técnico, a escola participa de provas internas, etapas paranaenses e competições nacionais durante toda a temporada hípica, fortalecendo o desenvolvimento do esporte em Guarapuava.

*Campeões de Guarapuava no Enduro – Prêmio Hipismo Brasil* 1º lugar – Iniciante Jovem 10 km: Anita Dall’Agnol 1º lugar – Aberta Mirim 20 km: João Henrique Hauagge Sanches 1º lugar – Graduado Mirim 40 km: Isabela Ayumi Aoyagui Caumo 1º lugar – Graduado YR 40 km: Benjamin Karkle Milla 1º lugar – Graduado YR 40 km: Natalia Kichibaner Shipanski.

Elaine, também ressaltou que a participação no prêmio amplia a visibilidade do município no esporte equestre. “Já realizamos duas provas na cidade e estamos buscando incentivo para trazer pelo menos mais duas etapas do Campeonato Paranaense este ano para Guarapuava”, afirmou.

A presença guarapuavana em um evento de alcance nacional reforça a força do esporte local e inspira novos praticantes a ingressarem na equitação, modalidade que une técnica, disciplina, parceria com os animais e superação constante. 

Veja Mais