Guarapuava capacita profissionais da área da saúde para implantação da Rede de Atenção Oncológica

O intuito da ação é aprimorar a organização na linha de cuidado com os pacientes com câncer ou alta suspeita da doença.

12/04/2024 08H57

foto: reprodução/Assessoria/Secom

Na quinta-feira (11), a Prefeitura de Guarapuava, por meio do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (DGTES) da Secretaria de Saúde (SMS), realizou a capacitação de profissionais e a aprovação de protocolos para implantação da Rede de Atenção Oncológica no Município. 

 

O objetivo da iniciativa é a organização de fluxos assistenciais e linha de cuidados aos pacientes com câncer ou alta suspeição, assim como estratégias de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce, com articulação de todos os pontos de atenção. Aumentando, desta forma, as chances de cura e a amenização de complicações relacionadas à doença.

 

“Entendendo a importância epidemiológica do câncer e a sua magnitude como problema de saúde pública, temos em nosso plano de gestão a organização da Rede de Atenção Oncológica em Guarapuava. Na próxima semana, seguiremos com as etapas de capacitação dos demais profissionais da SMS, para que seja possível a implantação da rede em nosso município e consigamos atingir nosso principal objetivo, que é otimizar o atendimento dos pacientes, com garantia de qualidade, acesso ao diagnóstico precoce e tratamento em tempo adequado”, destacou a secretária Municipal de Saúde, Chayanne Andrade Ceroni.

 

Com as ações de capacitação, os médicos envolvidos passam por constantes atualizações e alinhamentos de condutas, para que o paciente seja atendido de forma adequada, seguindo as linhas de cuidados propostas pela rede.

 

“A importância desse evento é alinhar os protocolos da rede junto com a Atenção Primária, facilitando o acesso dos pacientes com algum evento oncológico para um melhor tratamento e com maior rapidez. Isto vai facilitar muito o encaminhamento, o tratamento e a tranquilização dos pacientes”, declarou o médico Anderson Schmidt, atuante na UBS Xarquinho I.

 

A iniciativa capacitou 48 profissionais médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Guarapuava, além de internos e residentes de medicina. O evento foi realizado na Sala de Conferências do Centro Universitário Campo Real, onde os participantes desenvolveram seu conhecimento através de uma dinâmica de perguntas e respostas, abordando os protocolos de câncer de colo do útero, câncer de próstata, câncer de pele melanoma e não melanoma, de câncer de lábio e cavidade oral, e câncer de cólon e reto.

 

William Cesar Barreto, médico atuante na UBS Recanto Feliz, comenta sobre a importância da ação. “Nós sabemos que há vários tipos de câncer que estão apresentando crescimento, e essa capacitação é importante para estarmos atentos com a prevenção, o tratamento e o rastreio precoce. O nosso sistema funciona em redes, e é importante que a gente esteja atento aos protocolos para encaminhar os pacientes de forma correta e não perder o tempo desse tratamento”, grifou.

 

A residente de medicina e atuante na UBS Vila Bela, Danielly Flauzino Pereira, enfatizou como a iniciativa fará a diferença para o trabalho dos médicos e o processo dos pacientes. “Guarapuava é referência na Rede Oncológica, então essa capacitação é importante para sabermos quais exames pedir, para qual paciente pedir e, principalmente, acelerar o tratamento. São diagnósticos indolentes, ou seja, que podem tirar vidas. Então, essa capacitação com certeza vai acelerar o nosso processo de cura”, afirmou.

 

Este foi o terceiro encontro dos médicos. As duas ocasiões anteriores abordaram outros tipos prevalentes da doença. Na próxima semana, os demais profissionais da SMS serão capacitados sobre a Rede de Atenção Oncológica de Guarapuava (GuaraOnco), para conhecimentos dos fluxos e protocolos.

Veja Mais