Guarapuava avança na inovação educacional com entrega de Laboratório Móvel para escolas de tempo integral
Entrega realizada nesta quinta-feira (05) na Escola Municipal do Campo Professor Maack marca mais um passo no fortalecimento da tecnologia e da aprendizagem prática na rede municipal
Foto: Secom/Prefeitura
A educação de Guarapuava deu mais um passo importante rumo à inovação. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quinta-feira (05) a entrega simbólica das Bancadas Maker AutoLab na Escola Municipal do Campo Professor Maack, ampliando o acesso à tecnologia para estudantes da rede municipal.
A iniciativa faz parte de um projeto que contempla as escolas de tempo integral do município, tanto da área urbana quanto do campo, fortalecendo o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica no processo de aprendizagem.
As Bancadas Maker funcionam como laboratórios educacionais tecnológicos, permitindo que os estudantes desenvolvam atividades de robótica educacional, programação, eletrônica básica, pensamento computacional e cultura maker, conceito que estimula o aprender fazendo.
Com essa estrutura, os alunos passam a contar com um espaço preparado para experimentar, criar e desenvolver projetos, estimulando o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe.
Durante a entrega na Escola do Campo Professor Maack, o prefeito Denilson Baitala destacou que levar inovação para as escolas do interior é uma forma de garantir que todos os estudantes tenham acesso às mesmas oportunidades educacionais.
Ao lado da equipe da educação, professores e dos vereadores Nego Silvio e Paulo Lima, ele ressaltou o orgulho pelo trabalho realizado no município. “Estamos aqui em uma escola do campo, junto com a professora Rosana, com os professores e vereadores, entregando o laboratório Maker, trazendo a tecnologia também para o campo. Rosana, parabéns a você e a toda a sua equipe, à diretora e a todos os professores. Sinto muito orgulho do trabalho que vocês fazem pela educação de Guarapuava e pelas nossas crianças, que são o futuro”, afirmou.
Ao explicar a chegada da nova tecnologia a secretária municipal de Educação, Rosana Schwartz destacou que o equipamento reúne diferentes recursos em um único espaço de aprendizagem. “Muitas crianças pedem iPhone, tablet e computadores. E o prefeito, que é muito sabido, trouxe tudo isso em um lugar só”, disse aos alunos, referindo-se à Bancada Maker.
Para a direção da escola, os novos equipamentos representam um avanço significativo no acesso dos alunos à tecnologia.
A diretora Ana Paula Ribas Badlhuk destacou que, além das bancadas, a escola também recebeu tablets e materiais de robótica. “Gostaria de agradecer pelos equipamentos de robótica e pelos tablets que vieram acompanhando. Muitos dos nossos alunos não têm contato com essa tecnologia e, a partir de agora, terão essa oportunidade. Isso vai ajudar muito no dia a dia deles e contribuir para que tenham um futuro melhor”, afirmou.
A chegada do laboratório tecnológico também foi comemorada pelos estudantes. A aluna Rafaela Kempf Moraes, do 9º ano, destacou o impacto da novidade para o aprendizado. “Hoje tivemos uma visita muito especial do prefeito aqui na nossa escola e ele trouxe um presente para nós, que é a mesa Maker. Ela vai agregar muito no nosso dia a dia para conhecermos mais sobre tecnologia, não só o que ela faz, mas também como ela é construída e como funciona a sua estrutura”, contou.
Segundo Rafaela, o contato com essa tecnologia representa uma oportunidade diferente de aprendizado dentro da escola. “Já tivemos algum contato com tecnologia, mas essa é diferente. Agora vamos poder aprender mais e usar isso no nosso dia a dia”, completou.
#Guarapuava #EducacaoGuarapuava #InovacaoNaEducacao #TecnologiaNaEscola #CulturaMaker #EducacaoPublica #EscolaDoCampo #RobóticaEducacional #PensamentoComputacional #EnsinoIntegral #EducacaoPR #PrefeituraDeGuarapuava #FuturoDasCriancas #AprenderFazendo #EducacaoTransforma
Veja Mais
-
Jantar Azul e Rosa do Rotary em Guarapuava terá entrega de equipamentos e projetos sociais que vão beneficiar três entidades
Em entrevista ao Portal Jnotícias, presidente Carlos Pelek destacou a importância do evento, marcado para 14 de novembro, no Vitri Centro de Eventos. Ingressos estão à venda com os rotarianos.
06/11/2026 09h15 -
Guarapuava reúne municípios da região para planejar ações de desenvolvimento sustentável
Iniciativa busca fortalecer políticas públicas, melhorar indicadores sociais e econômicos e preparar as cidades para os desafios previstos na Agenda 2030 da ONU.
06/11/2026 08h30 -
Chá de Rosas promove saúde, bem-estar e valorização das mulheres da área rural de Guarapuava neste sábado (7)
Evento gratuito acontece na comunidade de Gramados, com orientações, corte de cabelo, atividades para crianças e participação da Patrulha Maria da Penha.
06/11/2026 07h49 -
Falecimentos em Guarapuava e Região: confira os sepultamentos desta sexta-feira(06/11/2026)
Nossos Sentimentos aos Familiares e Amigos
06/11/2026 06h28 -
Combate ao bullying e à violência nas escolas mobiliza educadores em Guarapuava
Iniciativa da área de Inovação promove debate sobre prevenção, respeito às diferenças e estratégias para tornar o ambiente escolar mais seguro.
05/11/2026 20h31



