GuaraOnco: Capacitando Profissionais para uma Rede de Atenção Oncológica de Excelência em Guarapuava

O objetivo da formação é aprimorar os conhecimentos dos servidores em relação aos cuidados com os pacientes com câncer ou alta suspeita da doença.

18/04/2024 09H30

foto: reprodução/Assessoria/Secom

A Prefeitura de Guarapuava, por meio do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (DGTES) da Secretaria de Saúde (SMS), realiza durante toda esta semana, no Salão Nobre do Centro Universitário Campo Real, a capacitação de profissionais atuantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para implantação da Rede de Atenção Oncológica no Município (GuaraOnco).  

 

A formação tem como principal objetivo preparar os profissionais para que possam estar capacitados em relação aos novos fluxos e linha de cuidado do atendimento ao paciente com câncer ou suspeita da doença. 

 

“A implantação da Rede de Atenção Oncológica no Município, vem para otimizar o atendimento dos pacientes, com garantia de qualidade, acesso ao diagnóstico precoce e tratamento em tempo adequado. As capacitações servem para atualizações e alinhamentos de condutas, priorizando o paciente para que seja atendido de forma adequada, seguindo as linhas de cuidados propostas pela Rede”, explicou a secretária de Saúde de Guarapuava, Chayanne Andrade Ceroni.

 

Desta vez, a formação foi destinada aos profissionais envolvidos direta e indiretamente ao atendimento dos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) como: Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde (ACS), Agente de Endemias (ACE), Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Assistentes Sociais, Nutricionistas, Dentistas, Auxiliares de Saúde Bucal, Educadores Físicos e Psicólogos. Ao todo, cerca de 400 profissionais participarão da capacitação. 

 

“Essa capacitação é muito importante para nós que estamos em contato direto com os pacientes nas Unidades de Saúde, pois assim, vamos conseguir identificar o mais breve possível possíveis sintomas de câncer ou outra necessidade que requer atenção. Consequentemente, uma vez realizado a identificação e a realização dos exames para comprovação da doença, o tratamento inicia o mais rápido possível, assim como a cura também”, argumentou a enfermeira atuante na UBS Adão Kaminski, Lenir Bruck.

Veja Mais