Governo sanciona lei que abre caminho para redução de impostos sobre combustíveis
Nova legislação permite diminuir tributos federais sobre gasolina, diesel e outros combustíveis e prevê compensação com receitas obtidas pela valorização do petróleo
foto: José Cruz/Agência Brasil
O governo federal sancionou uma nova lei que estabelece regras para a redução das alíquotas de tributos federais incidentes sobre a importação, produção e comercialização dos principais combustíveis no Brasil.
A Lei Complementar nº 235, de 27 de agosto de 2026, foi publicada nesta sexta-feira (28) no Diário Oficial da União. Antes da sanção, a proposta havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.
Medida pode ajudar a reduzir pressão sobre os combustíveis
A nova legislação permite ao governo promover reduções tributárias como forma de amenizar os impactos provocados pela instabilidade do mercado internacional de energia, especialmente diante dos efeitos do conflito no Oriente Médio.
Um dos principais pontos estabelece que uma eventual redução dos tributos cobrados sobre combustíveis poderá ser compensada por receitas extraordinárias obtidas pela União com a valorização do petróleo no mercado internacional.
Na prática, a lei cria o mecanismo legal para que o governo possa diminuir a tributação sem necessariamente deixar a perda de arrecadação sem uma fonte de compensação.
Redução não significa queda imediata nas bombas
A sanção da lei, no entanto, não representa automaticamente uma redução imediata no preço da gasolina ou do diesel nos postos.
O texto estabelece as condições para que as alíquotas dos tributos federais possam ser reduzidas. Uma eventual queda no preço final ao consumidor dependerá da aplicação dessas medidas e também de outros componentes que formam o preço dos combustíveis.
Minerais e fertilizantes também entram na lei
A legislação não trata apenas dos combustíveis. O texto também cria condições para a concessão de benefícios tributários relacionados à Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos e ao Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes.
O objetivo é incentivar setores considerados estratégicos para a economia brasileira.
A nova lei ainda prevê tratamento tributário específico para iniciativas relacionadas à realização da Copa do Mundo Feminina de 2027.
#Combustíveis #Gasolina #Diesel #Economia #Impostos
Veja Mais
-
Escola da Palmeirinha completa 75 anos e celebra gerações de famílias em Guarapuava
Manoel Moreira de Campos atende atualmente 370 alunos e comemora trajetória marcada pela educação e pela ligação com a comunidade
28/08/2026 14h05 -
Solidariedade que salva vidas: voluntários ajudam a transformar o Hospital São Vicente em Guarapuava
No Dia Nacional do Voluntariado, trabalho realizado por dezenas de pessoas ganha destaque pelas campanhas, eventos e ações que ajudam a financiar melhorias no hospital que atende Guarapuava e toda a região
28/08/2026 11h52 -
FURTO NA FARMÁCIA: homem é detido com kits de shampoo e condicionador no Centro de Guarapuava
Suspeito de 26 anos disse aos policiais que havia comprado os produtos, mas funcionária da farmácia reconheceu os itens como furtados momentos antes
28/08/2026 11h00 -
Justiça determina retirada de posts de Moro sobre pesquisa eleitoral no Paraná
TRE-PR entendeu que percentual divulgado pela campanha não correspondia diretamente ao resultado da pesquisa eleitoral; decisão liminar determinou retirada de cinco publicações das redes sociais
28/08/2026 09h37 -
Guarapuava abre Semana da Pátria com concerto e entrada solidária no Teatro Municipal
II Concerto “Amor pela Pátria, Orgulho por Guarapuava” será realizado na quinta-feira (3); público poderá participar mediante inscrição e doação
28/08/2026 09h30




