Gestores Municipais Participam de Capacitação Sobre Início de Mandato e Prestação de Contas
Evento realizado pelo TCE-PR reforça compromisso com a transparência e eficiência na administração pública
Teve início na manhã desta quinta-feira (20), o quinto encontro da capacitação “Início de Mandato: Desafios e Responsabilidades”, o evento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e pela Escola de Gestão Pública (EGP), tem como tema a preparação para abertura de exercício e a prestação de contas eficientes. O encontro, realizado no auditório da Faculdade de Guarapuava, reuniu prefeitos, secretários municipais, procuradores, contadores e demais profissionais da administração pública das associações AMSULPAR, AMCESPAR, CANTUQUIRIGUAÇU e AMOCENTRO.
A programação do evento abordou temas fundamentais para a gestão municipal, como planejamento orçamentário, definições de políticas públicas, o papel do Tribunal de Contas na fiscalização, metodologias para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e a integração entre Poder Executivo e Ministério Público. Também foram discutidas boas práticas para monitoramento e avaliação de planos governamentais, além da relevância da reforma previdenciária nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).
O prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, marcou presença no evento, reforçando a importância da capacitação para uma administração pública eficiente e responsável. O deputado estadual Artagão Júnior também participou do encontro, enfatizando a necessidade de uma gestão transparente e alinhada às diretrizes do Tribunal de Contas.
A procuradora-geral do município de Guarapuava, Thieme Silvestri Netto, destacou a importância do evento para a qualificação da gestão municipal. “Estamos aqui representando o município de Guarapuava com a Procuradoria, Finanças, Administração, Proteger, Obras e Controle Interno. Essa capacitação regional, com a presença do Tribunal de Contas, esclarece as principais irregularidades encontradas nos municípios e nos permite aprimorar as boas práticas de gestão”, disse Thieme.
Já o secretário de Finanças de Guarapuava, Luciano Crotti, ressaltou a parceria do município com o Tribunal de Contas e a relevância da capacitação para a implementação de uma administração pública mais eficiente. “Queremos reafirmar nossa parceria com o Tribunal de Contas e o Ministério Público, trazendo Guarapuava para o centro do debate sobre políticas públicas sustentáveis. Já adotamos diversas medidas recomendadas pelo Tribunal, como o controle rigoroso dos gastos e a fiscalização de contratos. Esse evento reforça nosso compromisso com uma gestão transparente e responsável.”
A capacitação segue como um espaço essencial para aprimorar o conhecimento técnico dos gestores públicos, garantindo uma administração mais eficiente e alinhada às diretrizes de controle e fiscalização.
Veja Mais
-
Ministro Alexandre de Moraes determina prisão do ex-presidente Fernando Collor
Ministro do STF rejeita recurso da defesa e manda cumprir pena por corrupção e lavagem de dinheiro
24/04/2025 22h00 -
Parceria entre Unicentro e Prefeitura fortalece saúde de Guarapuava
Nova Clínica Escola da Unicentro amplia atendimento à população do município
24/04/2025 19h29 -
Festa do Trabalhador: Show Nacional com Danilo e Davi agita 1º de Maio em Guarapuava
Evento acontecerá no Parque do Lago, oferecendo um espetáculo imperdível para os moradores da cidade
24/04/2025 18h00 -
CONVITE: Secretaria de Agricultura convida profissionais credenciados ao INCRA para reunião sobre regularização rural
Encontro será realizado no dia 29 de abril na sala de reuniões da Prefeitura de Guarapuava
24/04/2025 16h03 -
Atenção Candidatos: Prova do PSS para Estagiários será realizada neste domingo, dia 27
Com mais de mil inscritos, prova do processo seletivo será aplicada online
24/04/2025 13h45