Força feminina ganha espaço na criação e nas pistas do Crioulo
No Dia Internacional da Mulher, histórias de criadoras, veterinárias e jovens atletas mostram como a paixão pelo cavalo Crioulo está transformando o cenário da raça no Brasil
Taiane Zocchetto - Crédito: Alex Quevedo/Divulgação
Elas não são maioria nas pistas de prova, mas vêm conquistando espaço no pódio e na gestão de propriedades rurais dedicadas à criação de cavalos Crioulos no Brasil. No Dia Internacional da Mulher, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) reúne a história de mulheres diferentes, mas com uma grande paixão em comum: o cavalo. A médica veterinária e técnica da ABCCC, Christina Freitas Bandeira de Mello, a criadora Taiane Letícia Zocchetto e a jovem Maria Manoela Capalbo Milleo Rosas Demiate representam a crescente da força feminina na raça.
Christina Freitas - Crédito: Felipe Ulrich
Maria Manoela - Crédito: Felipe Ulrich
Vinda de uma família de comerciantes, a criadora Taiane Zocchetto, da Cabanha Taimã, de Santa Rosa (RS), descobriu a paixão pelo cavalo Crioulo na adolescência, durante um período das férias, quando participou de atividades em hotel fazenda. Como presente de aniversário de 15 anos, pediu ao pai um cavalo, dando início ao seu criatório. O início das suas atividades se deu no Laço Comprido, participando também das provas do Freio Jovem e da Morfologia. “O laço é um esporte que me acompanha. O crescimento feminino que teve é grandioso’, completa.
Em 20 anos criando Cavalo Crioulo, Taiane destaca importantes conquistas como o título de Melhor Exemplar da Raça na grande final do Campeonato Nacional de Morfologia da Expointer, em 2015, com a égua História da Taimã. Em 2022, Quebracho da Taimã recebeu o título de grande campeão na categoria machos. Em 2023, a Taiane levou para casa o Freio de Bronze, com o cavalo Mis Amores da Taimã.
Primeira mulher a compor o corpo técnico da ABCCC — desde 2001 —, Christina é outro exemplo de quem cultiva o amor pela raça Crioula desde a infância, já que seu avô, seu pai e seu tio mantinham criação em Alegrete (RS). “Sempre gostei de andar a cavalo, da vida do campo”, resume. Mesmo antes de estar formada, ela teve a oportunidade de acompanhar vários julgamentos, secretariando o pai. “A vivência é uma parte muito importante, mas também é preciso a técnica para que o trabalho seja completo. Sempre gostei de desafios”, afirma. “Não existe rotina, sempre estamos em contato com a natureza e buscamos deixar mais acessível o que aprendemos”, completa.
Após se formar, ingressou no corpo técnico da ABCCC e construiu sua trajetória. No portfólio estão julgamentos de três finais do Freio de Ouro, um Freio da FICCC e a Exposição Morfológica do Prado, em Montevidéu, além de várias credenciadoras, Morfologias, Passaporte, entre outras competições.Christina destaca a ascensão feminina no meio crioulista, tanto entre criadoras quanto no fato de mais veterinárias terem interesse pela área. “É um trabalho muito prazeroso. Estamos em contato direto com o criador, trocamos ideias e, ao longo dos anos, vemos os filhos dos associados também envolvidos com a criação”, destaca.
Gente nova que vem chegando na raça como a jovem Maria Manoela, 16 anos, da Fazenda Capão Grande, de Ponta Grossa (PR), representa a nova geração do Freio de Ouro. Em 2024, ela conquistou o Freio Jovem e diz que disciplina e dedicação são essenciais para alcançar novos títulos. “Como gosto, fica fácil. Não importa a idade, a modalidade, se é algo que gosta tem que ir atrás. O apoio da família é muito importante para seguir em frente”, destaca Maria Manoela, que planeja cursar Medicina Veterinária e treina diariamente para as disputas. Segundo ela, a participação feminina nas provas tende a aumentar e, entre as inspirações, cita Luiza Sarmento e Joana Azevedo.
Veja Mais
-
Ministro Alexandre de Moraes determina prisão do ex-presidente Fernando Collor
Ministro do STF rejeita recurso da defesa e manda cumprir pena por corrupção e lavagem de dinheiro
24/04/2025 22h00 -
Parceria entre Unicentro e Prefeitura fortalece saúde de Guarapuava
Nova Clínica Escola da Unicentro amplia atendimento à população do município
24/04/2025 19h29 -
Festa do Trabalhador: Show Nacional com Danilo e Davi agita 1º de Maio em Guarapuava
Evento acontecerá no Parque do Lago, oferecendo um espetáculo imperdível para os moradores da cidade
24/04/2025 18h00 -
CONVITE: Secretaria de Agricultura convida profissionais credenciados ao INCRA para reunião sobre regularização rural
Encontro será realizado no dia 29 de abril na sala de reuniões da Prefeitura de Guarapuava
24/04/2025 16h03 -
Atenção Candidatos: Prova do PSS para Estagiários será realizada neste domingo, dia 27
Com mais de mil inscritos, prova do processo seletivo será aplicada online
24/04/2025 13h45