Fé reúne cerca de 800 ministros da Comunhão em retiro espiritual em Guarapuava
Encontro realizado no domingo (18 de outubro), na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, contou com a presença do bispo Dom Amilton Manoel da Silva e celebrou os 60 anos da Diocese de Guarapuava.

Cerca de 800 Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESCs) participaram de um retiro espiritual realizado no domingo (18 de outubro), na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Guarapuava.
O encontro reuniu representantes de diferentes paróquias do Decanato Centro e proporcionou um dia dedicado à oração, reflexão, espiritualidade e fortalecimento da missão dos ministros na Igreja Católica.
A programação foi conduzida pelo bispo diocesano, Dom Amilton Manoel da Silva, e pelo assessor dos ministros, frei Roberto Bührer.
Celebração e momentos de espiritualidade
As atividades começaram pela manhã, com uma reflexão conduzida por Dom Amilton, destacando a importância da fé e do compromisso dos ministros com a comunidade.
Às 11h30, o bispo presidiu a Santa Missa, concelebrada pelos sacerdotes presentes. Após a celebração, os participantes compartilharam um almoço de confraternização.
Durante a tarde, os ministros participaram da oração do Santo Terço, em agradecimento pelos 60 anos da Diocese de Guarapuava.
A programação também contou com uma reflexão conduzida por frei Roberto Bührer, adoração ao Santíssimo Sacramento e encerramento com um café de confraternização.
Participação expressiva dos ministros
Segundo a coordenadora dos ministros no Decanato Centro, Roseli Furquim, o encontro contou com a colaboração de voluntários de diversas paróquias, pastorais, movimentos e campistas.
As equipes auxiliaram na preparação das refeições, organização dos ambientes e decoração dos espaços utilizados durante o retiro.
A coordenadora avaliou positivamente a participação dos ministros, destacando o envolvimento das comunidades na realização do encontro.
Atualmente, o Decanato Centro possui aproximadamente 1.085 ministros da Comunhão, dos quais cerca de 800 participaram do retiro.
Em toda a Diocese de Guarapuava, são aproximadamente 4 mil ministros dedicados ao serviço da Eucaristia.
Fé e compromisso com a comunidade
Os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão desempenham um papel importante nas comunidades católicas, auxiliando na distribuição da Eucaristia durante as celebrações e levando a Comunhão aos fiéis impossibilitados de participar presencialmente das missas.
O retiro também representou uma oportunidade para renovar o compromisso com a missão religiosa e fortalecer os vínculos entre os participantes.
A expressiva presença dos ministros reforçou a importância da espiritualidade, do voluntariado e da união das comunidades na celebração dos 60 anos da Diocese de Guarapuava.
Por Jorge Teles-Diopuava
#Guarapuava #DioceseDeGuarapuava #MinistrosDaComunhão #FéCatólica #PortalJnotícias
Veja Mais
-
ACIG abre prazo para registro de chapas para eleição da nova presidência
Associados interessados em participar do processo eleitoral têm até o dia 30 de outubro para registrar suas chapas na Secretaria da entidade .
20/10/2026 16h50 -
Homem mata colega com golpes de machado, mente à polícia e acaba preso em Pinhão
Suspeito de 49 anos tentou despistar os policiais com uma versão falsa, mas imagens de câmeras de segurança revelaram contradições.
20/10/2026 14h30 -
Nova classificadora de ovos fortalece agricultura familiar e amplia oportunidades em Guarapuava
Equipamento busca melhorar a qualidade, a padronização e a comercialização dos ovos produzidos por agricultores familiares do município.
20/10/2026 14h00 -
Hipertensão atinge 28% de crianças e adolescentes e acende alerta no Brasil
Pesquisa com mais de 6 mil estudantes revela números preocupantes sobre pressão alta, obesidade, sedentarismo e excesso de tempo diante das telas.
20/10/2026 13h30 -
Pedal do Outubro Rosa une esporte e solidariedade em Guarapuava
Evento acontece no sábado, 31 de outubro, às 14h, com saída da Água do Monge, na Vila Jordão, percurso de 20 quilômetros e arrecadação de doações para mulheres em situação de vulnerabilidade.
20/10/2026 13h00




