Escolas têm até 8 de setembro para escolher livros didáticos para 2027
Seleção envolve materiais destinados a estudantes do 1º ao 5º ano e valerá para o ciclo 2027 a 2030; escolha deve ser registrada no sistema PNLD Gestão
Arquivo/Valter Campanato/Agência Brasil
Escolas públicas de todo o Brasil têm até o dia 8 de setembro para escolher os livros didáticos, pedagógicos e literários que serão utilizados pelos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de 2027.
A seleção faz parte do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e contempla materiais destinados aos alunos do 1º ao 5º ano, que serão utilizados durante o ciclo de 2027 a 2030.
O programa é executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo Ministério da Educação (MEC), com distribuição gratuita dos materiais para as escolas públicas.
Quem participa da escolha?
Professores, coordenadores e gestores devem analisar as obras disponíveis e verificar quais materiais estão mais alinhados à proposta pedagógica da escola e às necessidades dos estudantes.
Estão aptas a participar as escolas das redes públicas que aderiram ao PNLD para essa etapa e possuem alunos registrados no Censo Escolar de 2025.
Livros são divididos em três categorias
Para o 1º e 2º anos, a escolha é obrigatória e contempla materiais de Língua Portuguesa, Arte, Matemática, Ciências da Natureza, História e Geografia, Educação Digital e Midiática, além de material de Educação Física destinado aos professores.
Para estudantes do 3º ao 5º ano, também há escolha obrigatória, incluindo ainda livros regionalizados de História e Geografia e materiais para produção de texto.
Já os livros de Língua Inglesa e Língua Espanhola, destinados do 1º ao 5º ano, fazem parte de uma categoria de escolha optativa.
Como é feita a escolha?
O processo deve ser realizado exclusivamente pelo sistema PNLD Gestão. A decisão deve contar com a participação dos professores e da equipe gestora.
Após a análise dos materiais, a decisão é formalizada em ata e posteriormente registrada pelo diretor da escola no sistema. Apenas o preenchimento da ata não conclui o procedimento.
Cada escola pode selecionar coleções diferentes para cada disciplina, não sendo obrigatório utilizar uma única coleção para todos os componentes curriculares.
E se a escola não escolher?
Nas categorias obrigatórias, caso a escola não registre sua escolha nem informe que não deseja receber determinado material, o FNDE poderá atribuir os livros com base em critérios técnicos previamente estabelecidos.
Já para os materiais opcionais de Inglês e Espanhol, não haverá atribuição automática caso a escola não manifeste interesse.
Prazo termina em 8 de setembro
O prazo é um ponto de atenção para diretores e professores das escolas públicas. Todo o processo precisa ser concluído até 8 de setembro de 2026.
O MEC também disponibiliza o Guia Digital do PNLD, que apresenta as obras aprovadas, resenhas, metodologias, organização dos conteúdos e informações que auxiliam os profissionais na escolha dos materiais.
#Educação #LivrosDidáticos #PNLD #EscolaPública #EnsinoFundamental
Veja Mais
-
Solidariedade que salva vidas: voluntários ajudam a transformar o Hospital São Vicente em Guarapuava
No Dia Nacional do Voluntariado, trabalho realizado por dezenas de pessoas ganha destaque pelas campanhas, eventos e ações que ajudam a financiar melhorias no hospital que atende Guarapuava e toda a região
28/08/2026 11h52 -
FURTO NA FARMÁCIA: homem é detido com kits de shampoo e condicionador no Centro de Guarapuava
Suspeito de 26 anos disse aos policiais que havia comprado os produtos, mas funcionária da farmácia reconheceu os itens como furtados momentos antes
28/08/2026 11h00 -
Justiça determina retirada de posts de Moro sobre pesquisa eleitoral no Paraná
TRE-PR entendeu que percentual divulgado pela campanha não correspondia diretamente ao resultado da pesquisa eleitoral; decisão liminar determinou retirada de cinco publicações das redes sociais
28/08/2026 09h37 -
Guarapuava abre Semana da Pátria com concerto e entrada solidária no Teatro Municipal
II Concerto “Amor pela Pátria, Orgulho por Guarapuava” será realizado na quinta-feira (3); público poderá participar mediante inscrição e doação
28/08/2026 09h30 -
De 6 amigos para 7 mil voluntários: projeto oferece apoio gratuito à saúde mental em todo o Brasil
No Dia Nacional do Voluntariado, iniciativas mostram como profissionais e pessoas comuns estão dedicando tempo para acolher quem enfrenta ansiedade, depressão, solidão e outros problemas emocionais
28/08/2026 09h00




