foto: reprodução
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) teve, em novembro, a quinta alta consecutiva no Paraná, demonstrando a recuperação gradativa da confiança dos empresários. Com 108,0 pontos, é o segundo mês em que o indicador fica acima de 100 pontos e, portanto, é considerado satisfatório, indicando. A análise é feita mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).
Neste mês, os índices do Brasil e Paraná se igualaram (108,0 pontos), com alta de 3,3% no Estado na comparação com outubro e elevação de 4,1% na média nacional. No entanto, observa-se que houve uma redução de 8,7% no ICEC entre as empresas de médio e grande porte (mais de 50 funcionários), ante aumento de 3,6% entre os estabelecimentos comerciais de pequeno porte.
Apesar da queda de 12,5% na variação anual, em novembro todos os subindicadores da Confiança do Empresário do Comércio no Paraná melhoraram em relação ao mês anterior.
Ao longo dos últimos meses, os empreendedores do Estado sempre se mantiveram esperançosos em dias melhores, tanto que o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) só ficou pessimista em junho, quando caiu para 96,8 pontos. De lá para cá, este subindicador vem aumentando gradualmente e está em 149,7 pontos neste mês, com alta de 1,8% em relação a outubro.
Com 101,5 pontos, o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC) subiu 1,1% sobre o mês passado, principalmente as contratações de funcionários, com aumento de 4,5% na comparação com outubro.