Em Guarapuava, Startup Garage está com as inscrições abertas

Inscrição está aberta para acadêmicos da Unicentro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), UniGuairacá e Faculdade Real

15/09/2020 18H15

Acadêmicos de quatro instituições de ensino superior de Guarapuava, na região Centro do estado, poderão participar do Startup Garage, programa do Sebrae/PR que é uma oportunidade para quem deseja desenvolver a inovação e o empreendedorismo, com foco no desenvolvimento de startups.  A inscrição é gratuita e pode ser feita até esta sexta-feira (18).

No Município, o programa será realizado em parceria com a Nevalley, Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava e a Startup Space. Acadêmicos da Unicentro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), UniGuairacá Centro Universitário e Faculdade Real, podem formar equipes de até cinco pessoas, sendo permitida a inserção de um estudante de outra instituição de ensino superior ou de um membro com pós-graduação. A previsão é que o programa tenha início ainda neste mês, com término em dezembro, com encontros 100% online.

No programa serão trabalhadas fases com avaliações específicas. A primeira é da descoberta, que inclui workshops sobre times de alta performance, ideias e modelo de negócios. A seguinte trata do produto com temas como a validação de mercado, prototipação, canais de vendas e modelo financeiro. Na fase de mercado, os temas envolvem planejamento de marketing, preparação para vendas, aspectos jurídicos, participação de investimentos e a banca com investidores.

Ao todo são 52 horas de capacitações, incluindo workshops, mentorias e consultorias. Ao final, será escolhida a ‘Startup Destaque’, que será incubada, além de garantir vagas no Empretec e subsídios para participação em eventos da área, do Sebrae/PR.

Conforme a consultora do Sebrae/PR, Márcia Beatriz da Silva, o Startup Garage fortalecerá o ecossistema de empreendedorismo local e regional, oferecendo aos acadêmicos um ambiente favorável para a criação de startups.  “Queremos incentivar a visão empreendedora nos acadêmicos e mostrar que é possível ter o próprio negócio. O objetivo é que eles concluam o programa com projetos, criem startups e que aproveitem os workshops e mentorias que serão disponibilizados”, diz. 


Para o presidente do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava, Elói Mancasz, o Startup Garage é um dos primeiros passos para a captação de futuros empreendedores exponenciais. “Queremos sensibilizar os jovens e reforçar que existe todo um apoio para que as ideias deles fluam trazendo ainda mais desenvolvimento para o ecossistema de inovação do Município”, frisa.

O lançamento do programa aconteceu no último dia 29, com a live ‘Empreendedorismo e inovação no DNA da transformação’, com o palestrante Allan Costa.
 


Veja Mais