Em clima de animação e beleza, Cmei Jocemara Teixeira Araújo encerra atividades do Cientista Kids

Durante esta semana, escolas municipais com crianças desde o Berçário até o Infantil V, participam do Cientista Kids, um projeto que tem o intuito de despertar a curiosidade nos alunos e fazer com que eles tomem gosto e amor pela ciência.

23/06/2022 20H15

foto: reprodução/Assessoria/Secom

Ambiente leve, professores e funcionários motivados. Crianças felizes e ansiosas por novas descobertas. Este é o retrato do CMEI Jocemara Teixeira Araújo (Antigo CMEI Airton Senna), instituição infantil da prefeitura de Guarapuava.

 

Durante esta semana, escolas municipais com crianças desde o Berçário até o Infantil V, participam do Cientista Kids, um projeto que tem o intuito de despertar a curiosidade nos alunos e fazer com que eles tomem gosto e amor pela ciência.

 

Nesta quinta-feira (23), pais e responsáveis pelas crianças, além da comunidade, puderam visitar a escola, apreciar as exposições e compreender um pouco mais sobre o projeto que nasceu em Guarapuava em 2017, mas que precisou ser interrompido por dois anos, por causa da pandemia de COVID-19.

 

A coordenadora do CMEI Jocemara Teixeira Araújo, Eliete Vieira Jonsson, falou da importância de apresentar a ciência às crianças de uma forma lúdica e divertida.
“O Cientista Kids surgiu como um projeto da Secretaria Municipal de Educação. Foi uma iniciativa do município. Durante uma semana inteira, as crianças trabalham o projeto com inúmeras atividades. No fim, eles apresentam o trabalho para os pais e para a comunidade”, contou Eliete.

 

A diretora da instituição, Ozimara de Cristo, destacou que as experiências vivenciadas pelas crianças durante toda a semana resultam em aprendizados para a vida toda. “Com algumas turmas, trabalhamos por uma semana, já, com outras, a preparação durou uns quinze dias. Neste período, organizamos as salas temáticas, como a Era do Gelo, período dos Dinossauros. Esta preparação foi empolgante e as crianças comentavam em casa sobre o processo inteiro. Envolvemos as famílias e a comunidade. Isso foi muito gratificante”, sublinhou a diretora.

 

Com um total de 115 crianças, o CMEI Jocemara Teixeira Araújo funciona em dois turnos, manhã e tarde. Durante o período do Cientista Kids, houve interação entre as turmas e os professores. A ação educativa, conforme discorre Elite, foi muito importante, pois possibilitou a todos trocas de experiências e aprendizado de forma lúdica, sadia e empolgante. “É muito gratificante ver a alegria de cada criança e seu envolvimento neste projeto. De forma leve e descontraída, cada um absorveu conhecimento que levará para a vida toda”, pontuou a coordenadora.

 

PROJETO

 

O projeto, que existe desde 2017, contemplava apenas alunos dos CMEIs. No entanto, a partir deste ano, começou a ser desenvolvido também nas Escolas Municipais. Agora, turmas do Berçário ao Infantil V fazem parte do projeto. Ao todo, são 68 instituições participantes.

 

Quem visita a feira Cientista Kids vota nos projetos e cada instituição elegerá um trabalho que será exposto no dia 30 de junho, às 16h30, no Shopping Cidade dos Lagos. Duas crianças de cada instituição, representarão suas unidades educacionais.

Veja Mais