Educadora do CMEI Emília Domenico cria projeto de tecnologia utilizando materiais de descarte
O projeto “Explorando as Tecnologias” vem proporcionando curiosidade e inovação em sala de aula.
foto: reprodução/Assessoria/Secom
Proporcionando vivências e fomentando curiosidade nos alunos, neste ano, uma educadora do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Emília Dominico, criou o projeto “Explorando as Tecnologias”. A professora Katleen Pawlas Siqueira idealizou uma iniciativa que suprisse as necessidades das aulas de tecnologia educacional na unidade, que ao mesmo tempo, promovesse metodologias pedagógicas criativas.
Utilizando televisão de tubo, CPU, notebook, celulares e monitores, os alunos do Infantil III são desafiados a montar e desmontar os aparelhos como em um jogo de quebra-cabeça.
“A tecnologia é uma ferramenta essencial e significativa que pode ajudar nossos alunos a aprender e desenvolver seu aprendizado de forma mais eficiente. Por isso, a importância de iniciativas, que assim como esta, promovem a curiosidade, oportunidade no desenvolvimento das habilidades de resolução de problemas, criatividade e colaboração entre os alunos, além de ensinar o uso responsável da tecnologia desde cedo“, sublinhou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.
A ação do CMEI Emília também integra o projeto Guará Code, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME), que busca ensinar programação para alunos do ensino infantil aos quintos anos por meio de atividades plugadas e desplugadas. Em sala, os professores e educadores utilizam impressoras 3D, óculos de realidade virtual, placas Micro:bit e Makey Makey e diversos complementos tecnológicos, para que, desse modo, os estudantes criem e desenvolvam seu próprio conhecimento. Paralelamente, a Secretaria de Educação oferece formações periódicas para os responsáveis pelas salas de tecnologia educacional das unidades de ensino.
“A tecnologia vem para agregar o interesse às nossas crianças, deixando as aulas mais motivadoras de diversas maneiras. Ela pode ser usada para tornar o aprendizado mais interativo e envolvente, usando recursos como jogos, vídeos e simulações. Também pode ser usada para personalizar o aprendizado de cada aluno, de acordo com suas necessidades e interesses”, completou a diretora da unidade, Suzane Paidosz.
Segundo a educadora responsável, Katleen Pawlas Siqueira, a iniciativa teve inspiração no evento Manna BraX BootCamp, que ocorreu na cidade de Maringá em maio deste ano. O projeto não apenas está implementando o gosto pelas tecnologias em seus alunos, mas também vem promovendo a consciência e cuidado no manuseio das peças.
“Eu dei a oportunidade para eles trabalharem da maneira com que quisessem, mas ajudando a desmontar essas ferramentas. No segundo momento eu levo para eles os tablets ou o Guará Code. Essa é a forma com que a gente trabalha aqui, tanto plugadas, como desplugadas, dando a oportunidade deles explorarem ao máximo essas ferramentas, entendendo como são por dentro, e que é essencial a montagem correta, o cuidado com estas ferramentas para que elas realizem a mágica e aparecer na tela é outra visão. Trabalhamos com inovação, trazendo equipamentos mais antigos e mostrando como estes equipamentos evoluem conforme o passar dos anos”, ressaltou a educadora.
A iniciativa foi finalista na categoria Uso das Tics (Tecnologias de Informação e Comunicação), na segunda edição do Prêmio Destaque da Educação.
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