Dr. Antenor propõe incentivo à agricultura familiar e ampliação da produção orgânica em Guarapuava

O casal produz queijo e bolacha caseira, um exemplo de agricultura familiar que enfrenta desafios diários, como estradas precárias e falta de incentivo público.

21/09/2024 13H50

foto: reprodução/Assessoria

Márcio e Sirlei, produtores rurais de Guarapuava, vivem na prática as dificuldades do campo. Márcio, que perdeu a visão, relembra as belezas naturais de sua região e enxerga um potencial de desenvolvimento que pode ser alcançado com o apoio adequado. O casal produz queijo e bolacha caseira, um exemplo de agricultura familiar que enfrenta desafios diários, como estradas precárias e falta de incentivo público.

“As dificuldades que temos aqui no distrito começam pela estrada, que é precária e não é adequada para o fluxo de veículos. Quando eu tinha visão, lembro da beleza natural daqui e sei do potencial que a região tem, se for bem explorada e tiver incentivo do poder público”, contou Márcio. Ele acredita que a aproximação entre a prefeitura e o governo federal seria o ideal para apoiar o pequeno produtor. “Com o Dr. Antenor prefeito, tenho certeza de que isso vai acontecer”, concluiu.

Dr. Antenor afirmou que a melhoria das estradas rurais é uma prioridade em seu plano de governo. Além disso, ele se compromete a retomar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em parceria com o governo federal.

“A agricultura familiar, que tem uma força enorme, merece mais atenção e cuidado. Vamos retomar o programa de aquisição de alimentos para gerar mais renda no campo e levar comida de qualidade para a mesa de quem precisa, especialmente alimentos orgânicos, saindo direto do produtor rural para escolas e até um restaurante popular que vamos construir”, afirmou Dr. Antenor.

O candidato relembrou que, em 2011, Guarapuava fechou 130 contratos do PAA, movimentando mais de R$ 500 mil diretamente para os agricultores familiares. Contudo, esse apoio foi sendo reduzido ao longo das gestões posteriores, deixando muitos produtores sem amparo. Para mudar esse cenário, Dr. Antenor planeja não apenas retomar o PAA, mas também ampliar os investimentos na produção rural e adquirir maquinário para melhorar a infraestrutura das estradas.

Antonio Araújo, candidato a vice-prefeito na chapa de Dr. Antenor, reforçou o compromisso de apoio ao campo, com propostas que incluem o programa “Porteira Adentro”. O projeto visa garantir acesso a maquinário para os produtores rurais, melhorando a logística da produção.

“Vamos também incentivar a criação de um cinturão verde de produção de alimentos, focado na agroecologia e na produção orgânica. Isso vai gerar mais renda no campo e levar comida de qualidade para toda a nossa gente”, destacou Araújo.

A proposta também contempla a construção de um restaurante popular, que utilizará alimentos da agricultura familiar, ampliando a circulação de renda no campo e garantindo à população urbana acesso a refeições saudáveis e a preços acessíveis.

Dr. Antenor e Antonio Araújo defendem que o desenvolvimento rural é essencial para promover justiça social e econômica em Guarapuava. Ao combinar investimentos públicos, incentivos à produção sustentável e melhorias na infraestrutura, a proposta é garantir condições mais dignas e competitivas para os pequenos produtores, como Márcio e Sirlei, fortalecendo a economia do campo e gerando benefícios para toda a cidade.

Fonte: Release encaminhado pela campanha do Candidato Dr. Antenor

Veja Mais