Dom Amilton celebra na Catedral Nossa Senhora de Belém no primeiro dia do ano
Celebrado também como Dia Mundial da Paz, o 1º de janeiro trouxe forte apelo à reconciliação. Dom Amilton recordou que “Jesus é o Príncipe e Senhor da Paz”, anunciado pelo profeta Isaías, e que Maria é chamada Rainha da Paz porque foi a primeira a ser inu
Foto: reprodução/assessoria /Diopuava
Na manhã desta quinta-feira, 1º de janeiro de 2026, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, o bispo diocesano Dom Amilton Manoel da Silva presidiu a Santa Missa na Catedral Nossa Senhora de Belém, marcando oficialmente a abertura do Ano Jubilar pelos 60 anos da Diocese de Guarapuava nas paróquias.
No início da celebração, Dom Amilton recordou a trajetória histórica da diocese, criada pelo Papa São Paulo VI e instalada oficialmente em 26 de junho de 1966. “Há 60 anos atrás, foi no dia 26 de junho de 1966 que o Papa São Paulo VI, por meio da Bula Christi Vices, instalou uma nova diocese, desmembrada das dioceses de Ponta Grossa, Campo Mourão e Toledo. Embora o documento de criação seja de dezembro de 1965, a instalação se concretizou em junho de 1966”, explicou o bispo, lembrando ainda a ordenação episcopal de Dom Federico Helmel, primeiro bispo da Diocese.
Dom Amilton destacou que a abertura do Ano Jubilar será celebrado em todas as paróquias, algumas já neste dia 1º e outras no próximo domingo. “Nesta celebração, abrimos hoje, em todas as paróquias, o Ano Jubilar, que tem como tema missão, testemunho e gratidão nos 60 anos da instalação da Diocese”, afirmou.
O bispo também apresentou o lema bíblico que ilumina este tempo especial: “Eles se alegraram ao verem a estrela” (Mt 2,10). Segundo ele, a passagem faz referência aos Magos, mas aponta para um sentido mais profundo da fé cristã. “A nossa alegria é ver a estrela, deixar-se iluminar por ela, que é Jesus Cristo. E Jesus, que iluminou por primeiro a sua mãe, Maria, também se torna estrela, nos ajudando para que não nos percamos no seguimento do seu Filho”, disse.

Em sua homilia, Dom Amilton convidou os fiéis a iniciarem o novo ano confiando no projeto de amor que Deus tem para cada pessoa. “Estamos hoje no dia 1º do ano, para mim e para você. Na história de cada um, Deus tem um projeto de amor, mas a cruz vai pesar em alguns momentos. Grandes e pequenos desafios vão surgir, não tem como fugir”, refletiu.
Ele destacou ainda Maria como modelo de escuta e acolhida da vontade divina. “Como Maria, aprendamos como rezar. Com Maria, aprendamos o melhor jeito de rezar para acolher a vontade de Deus”, exortou.
Dia Mundial da Paz: um chamado à conversão dos corações
Celebrado também como Dia Mundial da Paz, o 1º de janeiro trouxe forte apelo à reconciliação. Dom Amilton recordou que “Jesus é o Príncipe e Senhor da Paz”, anunciado pelo profeta Isaías, e que Maria é chamada Rainha da Paz porque foi a primeira a ser inundada pela paz do Filho.
O bispo citou o magistério recente da Igreja e a mensagem do Papa Papa Leão XIV, reforçando que a paz começa no coração humano. “É preciso que nós sejamos fortes, porque muitas vezes construímos muros por qualquer coisa que poderia ser resolvida na oração, na escuta e no diálogo. Guardamos ódio no coração, às vezes vingança, e o mundo fica doente, complicado, porque falta uma atitude mais profunda, que parte de Deus e da fé”, afirmou. Dom Amilton ressaltou que não bastam apenas projetos humanos para alcançar a paz. “Não adianta projetos da ONU, projetos só da Terra, se não colocarmos o alicerce maior, que é Jesus Cristo”, destacou.
Ao concluir, o bispo convidou todos a assumirem um compromisso concreto com a paz e com a solidariedade. “Vamos, com as bênçãos de Deus e a proteção da Mãe de Deus, investir na paz dos corações, das famílias, das cidades, do Brasil e do mundo. Mas também investir mais em serviço, amor e gratuidade a Deus, para um serviço solidário aos que mais necessitam. Assim transformaremos o mundo”, concluiu.
#DioceseDeGuarapuava
#CatedralNossaSenhoraDeBelém
#DomAmilton
#IgrejaCatólica
#IgrejaNoBrasil
Veja Mais
-
Região de Guarapuava registra 3.299 novas admissões no mercado de trabalho em novembro
Volume de contratações locais acompanha fluxo nacional de 1,97 milhão de novos vínculos; setor de serviços lidera indicadores regionais
01/01/2026 15h07 -
Sorteadas as seis dezenas da Mega da Virada: 09-13- 21-32-33-59
O prêmio oficial é recorde, R$1,09 bilhão.
01/01/2026 13h11 -
Ataque Brutal Contra Pessoas em Situação de Rua Gera Indignação em Guarapuava
Homem e mulher são espancados durante a noite; vítima feminina sofre fratura exposta e ambos são levados às pressas ao UPA Batel
01/01/2026 12h47 -
Show da Virada reúne milhares de pessoas no Parque do Lago para celebrar a chegada de 2026 em Guarapuava
Programação diversificada, fogos de baixo ruído e estrutura preparada para famílias marcaram a noite de celebração promovida pela Prefeitura
01/01/2026 08h29 -
Nota de Falecimento: Óbitos registrados nesta quinta-feira(01/01/2026)
Nossos Sentimentos aos Familiares e Amigos
01/01/2026 06h30



