"Dia D" de vacinação contra a gripe incentiva população a se imunizar em Guarapuava

A ação aconteceu no sábado (13) com o intuito de aumentar a cobertura vacinal de Guarapuava.

15/04/2024 10H17

foto: reprodução/Assessoria/Secom

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde, realizou neste sábado (13) o “Dia D” de vacinação contra a gripe (influenza). O objetivo foi aumentar a cobertura vacinal da população incluída nos grupos prioritários. 

 

“O Dia D de vacinação contra a gripe é uma ação feita anualmente. Com a vacina de gripe, estão sendo realizadas outras vacinas de rotina também, para as pessoas que apresentam atraso na carteirinha vacinal. Durante o Dia D, as unidades de saúde funcionam exclusivamente para a vacinação, então a população não enfrenta filas. O frio não chegou ainda, mas o vírus da influenza já está circulando”, grifou a chefe da Divisão Epidemiológica de Guarapuava, Ana Beatriz Dellê.

 

O imunizante é trivalente, ou seja, protege a população contra os três principais vírus da gripe em circulação. Neste primeiro momento, seguindo o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde, a vacinação é voltada para os grupos prioritários.

 

“A campanha já foi iniciada, mas ainda assim ter um Dia D, onde todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Centro Municipal de Vacinação e a Unidade Escola da Unicentro estão abertas para receber a população exclusivamente para a vacinação é uma ação importante e muito esperada pela população. A vacina da gripe está há anos à frente do Programa Nacional de Imunização e previne várias complicações. Não vai evitar que você tenha gripe. Mas vai evitar complicações da gripe. Hoje temos vários grupos contemplados, é essencial que toda a população procure a vacina para que a gente consiga atingir a cobertura vacinal necessária, para que a gente não dissemine o vírus”, explicou a secretária de Saúde, Chayane Andrade.

 

As vacinas são aplicadas em todas as UBS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além disso, são realizadas também no Centro Municipal de Vacinação (antigo CISGAP), localizado na Rua Presidente Getúlio Vargas, número 1523, no Centro, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.

 

“Esperamos que aqueles que não conseguirem comparecer a uma das unidades hoje (sábado), procurem se vacinar no decorrer da campanha. É importante tomar a vacina contra a gripe, mas também completar todo o esquema vacinal”, expressou a enfermeira da Seção de Vigilância Epidemiológica (SCVGE) da 5ª Regional de Saúde, Claudia Bahls de Souza Virtuoso. 

 

Para receber o imunizante, é preciso ter em mãos um documento com foto e o Cartão SUS (Sistema Único de Saúde), além da Carteira de Vacinação. Os responsáveis por crianças que ainda não possuem essa documentação, devem apresentar a Certidão de Nascimento.

 

Para aqueles que não podem se vacinar durante o dia, basta se dirigir a uma das UBS com horário estendido mais próxima, até às 21h. Estas unidades são: Planalto, Morro Alto, Xarquinho II, Vila Carli, Vila Bela e Bonsucesso.

 

Lausimar Valesan, 58 anos, faz parte do grupo prioritário e já garantiu a imunização. “É muito importante ficar imunizada. Logo começa a esfriar, então se vacinar é a melhor maneira de se proteger”, comentou ela.

 

Claudeline Veríssimo, 34 anos, sabe da importância da vacinação e, por isso, além de se vacinar, também levou a filha Cecília, de 1 ano e 8 meses, para seguir o esquema vacinal.

 

“Eu e meu marido achamos muito importante a vacinação. Vacinar é um ato de amor, porque previne que ela tenha reações graves a diversas doenças”, argumentou Claudeline.

 

Somente no “Dia D” de vacinação contra a gripe, foram aplicadas 3927 vacinas, pois os guarapuavanos puderam atualizar a caderneta de vacinação de forma geral. Destas doses aplicadas, 3237 foram contra a gripe (Influenza).

 

Fazem parte dos grupos prioritários:

 

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

– Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;

– Trabalhadores da Saúde;

– Gestantes;

– Puérperas;

– Professores dos ensinos básico e superior;

– Povos indígenas;

– Idosos com 60 anos ou mais;

– Pessoas em situação de rua;

– Profissionais das forças de segurança e de salvamento;

– Profissionais das Forças Armadas;

– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);

– Pessoas com deficiência permanente;

– Caminhoneiros;

– Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);

– Trabalhadores portuários;

– Funcionários do sistema de privação de liberdade;

– População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Veja Mais