Decida ser Um Vencedor

Decidir ser um vencedor é ter planos bem estabelecidos para o futuro, é saber o que quer da vida, é enfrentar as dificuldades do dia-a-dia sem se deixar derrotar pelo pessimismo.

31/10/2021 09H35

foto: Divulgação/arquivo pessoal

 

Luís Irajá Nogueira de Sá Júnior

Advogado no Paraná - Palestrante

Professor do Curso de Direito da UNIPAR

iraja@prof.unipar.br

 Thomas Alva Edison (1.847 – 1.931), foi um dos precursores da revolução tecnológica do século XXI. Patenteou e financiou o desenvolvimento de muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial. Foi um dos primeiros a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção. Entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada elétrica incandescente. É dele a frase: “Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez”.

Ser um vencedor é vencer a dor. É fazer aquilo que é difícil de ser feito e enfrentar aquilo que é difícil ou até mesmo aparentemente impossível. Existem inúmeros exemplos de pessoas que lutaram contra as dificuldades impostas pela vida e venceram, pessoas que, mesmo em situações muito complicadas e sem ter as condições ideais, romperam com a mesmice, não aceitaram as dificuldades, superaram todas as mais diversas situações e venceram.

Quando analisamos detidamente a vida destas pessoas, compreendemos que não foi fácil, mas elas só venceram porque não aceitaram a derrota. Todos os dias, histórias maravilhosas de vitórias são construídas e servem de estímulo para todos nós. Como você lida com suas emoções? Como enfrenta as pressões da vida?

Decidir ser um vencedor é ter planos bem estabelecidos para o futuro, é saber o que quer da vida, é enfrentar as dificuldades do dia-a-dia sem se deixar derrotar pelo pessimismo. É parar de falar das dificuldades e se preparar para elas. É ter uma conversa boa e fugir dos que só falam de dificuldades. É escolher amigos que o estimulem. É ler livros que lhe façam bem. É evitar ver na televisão e na mídia em geral, apenas aqueles programas e ou mensagens que só falam de desgraça, sangue, pornografia e tragédias. É andar de cabeça erguida, olhando para a frente onde você vai estar e não para baixo onde certamente você não quer estar. Explica Elias Lourenço que, decidir ser um vencedor é encarar a sua “Hora da Verdade”.

Vivemos dias difíceis no Brasil e no mundo. É preciso estar preparado de verdade para enfrentar as dificuldades e a dor. Descubra o seu talento. O que realmente o faz trabalhar sem se cansar. Aquilo que você faria por horas sem se aborrecer. Uma empresa tem que descobrir qual é a sua vocação. Tem que ter pessoas talentosas. Lembrar que a “hora da verdade” é o momento do show, ou seja, é o momento de fazer o seu melhor, de pôr em prática tudo aquilo que aprendeu.

O vencedor sabe que não está competindo com os outros e sim com ele mesmo. Os vencedores são aqueles que tem consciência daquilo que fazem e procuram sempre fazer melhor. Eles se empenham em se superar todos os dias.

Thomas Edison nos presenteia com o seguinte ensinamento: “Se todos nós fizéssemos as coisas que realmente somos capazes de fazer, literalmente nos espantaríamos”. Logo, aprenda a fazer aquilo que lhe parece difícil e sem solução, e estará preparado para vencer. Enfrente aquilo que é difícil. Vença a dor do medo e da dúvida. Não vacile, faça sempre o que é certo! 

Veja Mais