Cuidadores de idosos participam de encontro de bem-estar no Parque das Araucárias em Guarapuava
Atividade reuniu participantes do programa Bolsa Cuidador para caminhada, alongamento, respiração consciente e momentos de integração
Foto: Secom/Prefeitura
Cuidar de quem cuida. Com essa proposta, o Núcleo Municipal de Cuidados (NUMUC) realizou nesta quinta-feira, 1º de outubro, o 4º Encontro de Cuidadores “Caminhar, Respirar e se Cuidar”, no Parque das Araucárias, em Guarapuava.
A atividade reuniu cuidadores de pessoas idosas que participam do programa Bolsa Cuidador, desenvolvido em parceria entre o Município e o Governo do Paraná.
A programação foi preparada para proporcionar aos participantes um momento diferente da rotina diária de cuidados. Foram realizadas atividades de alongamento, técnicas de respiração consciente e caminhada ao ar livre.
Atenção também para quem cuida
O encontro teve como foco o bem-estar físico e emocional dos cuidadores, que diariamente acompanham familiares idosos em situação de vulnerabilidade ou que necessitam de assistência.
Segundo o Núcleo Municipal de Cuidados, as atividades de alongamento e respiração podem contribuir para aliviar o estresse e dores musculares relacionados à rotina de quem presta cuidados diariamente.
A caminhada no Parque das Araucárias também proporcionou um momento de lazer, convivência e contato com um ambiente diferente daquele em que os participantes normalmente desenvolvem suas atividades.
O encontro integra uma série de ações realizadas pelo NUMUC. As edições anteriores também trabalharam iniciativas voltadas à orientação, integração e valorização das pessoas responsáveis pelo cuidado de familiares.
Guarapuava tem 15 bolsas
O programa Bolsa Cuidador é desenvolvido em parceria com o Governo do Estado e atualmente contempla Guarapuava com 15 bolsas.
Cada benefício corresponde a meio salário mínimo e é destinado a cuidadores que prestam assistência a familiares idosos em situação de fragilidade ou que necessitam de cuidados.
O Núcleo Municipal de Cuidados também integra as ações do programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa e desenvolve outras atividades de orientação e promoção do bem-estar dos cuidadores no município.
#Guarapuava #Idosos #BolsaCuidador #ParqueDasAraucárias #QualidadeDeVida
Veja Mais
-
Reviravolta: Flávio Bolsonaro desiste na última hora de debate da Globo
Candidato do PL havia confirmado presença e chegou a desafiar Lula a comparecer, mas mudou de decisão horas antes do último debate presidencial antes do primeiro turno
01/10/2026 19h50 -
Gilmar Mendes manda Globo incluir Renan Santos em debate presidencial
Decisão do ministro do STF ocorre poucas horas antes do último debate entre candidatos à Presidência antes do primeiro turno das Eleições 2026
01/10/2026 19h36 -
UBSs de Guarapuava recebem novos equipamentos para reforçar atendimento à população
Investimento inclui aparelhos para acompanhamento de gestantes, equipamentos odontológicos e de fisioterapia, além de eletrodomésticos e novo mobiliário
01/10/2026 18h31 -
Carreta Rosa oferece exames preventivos gratuitos em Guarapuava a partir de terça-feira
Atendimentos serão realizados de 6 a 17 de outubro, em frente à Prefeitura; ação é destinada a mulheres de 25 a 64 anos
01/10/2026 17h50 -
Dupla armada e encapuzada assalta estabelecimento comercial em Pinhão
Criminosos renderam o proprietário e levaram aproximadamente R$ 200 do caixa; policiais realizaram buscas, mas ninguém foi localizado
01/10/2026 12h53




