Conheça a Patrulha Rural Comunitária

As suas principais ações estão nas visitas aos moradores, reuniões com a comunidade rural; orientações para evitar fatores de riscos de ocorrência de furto, roubos, receptação de animais entre outros.

17/01/2022 11H50

foto: Ascom/PM

O Programa Patrulha Rural Comunitária, vigente na PMPR desde 2009, possui como finalidade desenvolver medidas e instrumentos junto à comunidade a fim de proporcionar maior segurança, redução da criminalidade e melhoria da qualidade de vida da população das áreas rurais do Estado do Paraná. As suas principais ações estão nas visitas aos moradores, reuniões com a comunidade rural; orientações para evitar fatores de riscos de ocorrência de furto, roubos, receptação de animais entre outros.


Realizar pesquisas com o objetivo de gerar estratégias e técnicas (normas de conduta ou procedimentos operacionais) empregadas por patrulhas rurais na promoção de segurança pública nas comunidades rurais.

Os policiais militares, durante o policiamento e em contato com a comunidade do campo, tomam conhecimento da rotina das comunidades e repassam orientações importantes para a prevenção de furtos e roubos e outras situações. Dentre as ações realizadas pela patrulha rural está o policiamento preventivo com bloqueios em estradas usadas como rotas de fuga, passagem com veículos furtados, tráfico de animais silvestres, de drogas, e de armas, e ações de combate a crimes de abate de gado, furtos e roubos.

O policiamento na zona rural deve ser potencializado não somente em razão da produção econômica que representa a riqueza do Estado, mas também por ser a segurança pública um direito de todos como para as comunidades rurais. 

Polícia Militar do Estado do Paraná, Sua Proteção é o nosso Compromisso!


Comunicação Social do 16ºBPM

Veja Mais