Clima esquenta no STF: Moraes e André Mendonça batem boca e discussão quase termina em agressão, diz coluna

Desentendimento teria ocorrido dentro do gabinete de Mendonça após avanço de investigação da PF envolvendo conversas de Alexandre de Moraes com Daniel Vorcaro

01/09/2026 15H00

Uma forte discussão entre os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), quase teria terminado em agressão física dentro da Corte. A informação foi publicada nesta terça-feira (1º) pela coluna de Andreza Matais, do Metrópoles.

Segundo a apuração, o episódio ocorreu na segunda-feira (31), depois que Moraes pediu uma conversa com Mendonça e foi recebido no gabinete do ministro.

O encontro, porém, teria rapidamente mudado de tom. A coluna relata que houve bate-boca, troca de acusações e uma discussão ríspida, que teria ficado próxima de evoluir para um confronto físico.

Investigação sobre Vorcaro está no centro da crise

O desentendimento teria relação com uma investigação envolvendo Daniel Vorcaro, ex-controlador do Banco Master.

André Mendonça teria determinado à Polícia Federal o aprofundamento das investigações para descobrir quem era o interlocutor de Vorcaro em uma conversa na qual eram mencionados o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

A Polícia Federal teria identificado Alexandre de Moraes como o interlocutor.

Segundo a reportagem, em uma das conversas investigadas, Vorcaro teria pedido a Moraes “proteção” em relação a Gonet e Andrei Rodrigues.

Mendonça teria questionado Moraes

Outro ponto que aumentou a tensão foi a forma como Moraes teria tomado conhecimento da investigação.

Isso porque o procedimento estava sob relatoria de André Mendonça e corria sob sigilo.

Conforme o Metrópoles, Mendonça questionou Moraes sobre como ele havia descoberto a existência da apuração.

Moraes teria respondido que possuía suas próprias fontes e lembrado que já havia ocupado o cargo de ministro da Justiça.

Moraes teria acusado colega de direcionar investigação

Ainda segundo a coluna, Alexandre de Moraes acusou André Mendonça de estar direcionando as investigações contra ele.

A crise ocorre em meio a um debate dentro do próprio Supremo sobre os procedimentos necessários quando investigações apresentam elementos relacionados a integrantes da Corte.

Nesta terça-feira, Mendonça também pediu ao presidente do STF, Edson Fachin, a realização de uma sessão presencial do plenário para discutir as mensagens identificadas pela Polícia Federal envolvendo Vorcaro e Moraes.

O episódio aumenta a tensão interna no Supremo e pode abrir uma nova disputa entre integrantes da Corte.

Até o momento, a informação de que a conversa quase terminou em agressão física está baseada na apuração publicada pela coluna de Andreza Matais, do Metrópoles.


#STF #AlexandreDeMoraes #AndréMendonça #Política #PortalJnotícias

Veja Mais