Bons motivos para estudar na Faculdade Guarapuava

O principal benefício oferecido pelos cursos de graduação da Faculdade Guarapuava é sua metodologia de ensino por competências

13/05/2022 19H45

foto: reprodução/Assessoria

Neste momento em que estudantes do 3º ano do ensino médio estão refletindo sobre o que fazer no futuro, assim como aqueles que já possuem um curso superior e pretendem ampliar seus conhecimentos e aptidões profissionais, não faltam bons motivos para escolher a Faculdade Guarapuava (FG) para conciliar suas perspectivas de vida e uma instituição de ensino que tem muito a oferecer.

 

Então, quer saber mais por que estudar na Faculdade Guarapuava?

 

As opções de carreira ofertadas na instituição estão em sintonia com o mercado de trabalho, com as mais recentes inovações e com currículos atualizados, com metodologias de ensino modernas e adequadas a cada curso.

 

O principal benefício oferecido pelos cursos da FG é sua metodologia de ensino por competências.

Desde o começo, o aluno desenvolve um perfil profissional que engloba as habilidades necessárias para ser bem-sucedido no mercado de trabalho.

 

Temas como inovação e empreendedorismo estão em alta em todos os setores e estão presentes nos currículos da instituição.  O Fórum Econômico Mundial, por exemplo, relacionou as competências que serão indispensáveis no mercado de trabalho nos próximos anos.

 

Por incrível que pareça, o conhecimento técnico não é uma das principais competências consideradas. “Pensamento crítico e criativo, resolução de problemas e tomada de decisão, inteligência emocional e flexibilidade são características fundamentais nos dias de hoje.” declara Leonardo Mattos Leão, diretor geral da instituição.

 

O profissional deve estar atento às tendências e adaptar-se rapidamente. E é por meio de um bem articulado conjunto de métodos que a FG forma um profissional capacitado a preencher os requisitos mais exigentes do mercado.

 

Vantagens do começo ao fim

 

A FG oferece soluções e vantagens para qualquer aluno, desde aquele que ainda está escolhendo um curso até o profissional que busca crescer na carreira. Na FG o aluno pode definir seu destino profissional com ajuda de um conselheiro que o auxilia a tomar uma decisão assertiva.

 

Durante o curso, com este mesmo núcleo de apoio, o estudante pode realizar estágios e adquirir experiências com ajuda de empresas parceiras. As oportunidades de carreira oferecidas pela FG são planejadas para formar os profissionais mais completos do mercado.

 

Ensino, pesquisa e extensão

 

Os cursos da FG também são moldados no padrão de maior qualidade do ensino superior: a tríade ensino, pesquisa e extensão. A instituição une conhecimentos teóricos, práticos e técnicos para uma formação completa e contextualizada.

Dessa forma, o aluno aprende os conteúdos de forma aplicada e já entra no mercado de trabalho com alguma experiência. Desenvolve o padrão comportamental esperado nas empresas e uma formação cidadã no trabalho junto às comunidades locais.

 

A prática do aprendizado

 

Os conteúdos aprendidos em sala de aula são consolidados na prática, em projetos e espaços diversos. Alguns deles são apresentados a seguir:

 

·         Clínica Veterinária e Área Experimental: atendimento à comunidade e fortalecimento dos conhecimentos práticos dos alunos de Medicina Veterinária e Agronomia, com possibilidade de estágios remunerados;

·         Fazenda-Escola: aplicação prática dos estudos para os alunos de Medicina Veterinária e Agronomia;

·         Núcleo de Prática Jurídica: assistência jurídica à comunidade local e a oportunidade de os alunos do curso de Direito participarem de ações concretas em sua área.

·         Escritório Modelo: os alunos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica em contato com situações reais e a oportunidade de conviver com a comunidade em torno de projetos e estágios em empresas. O Escritório está localizado no Shopping Cidade dos Lagos;

·         Empresa Júnior: Projetos de criação e gestão de empresas para os alunos de Administração e Ciências Contábeis. A prática como uma estratégia importante na formação dos novos profissionais.

 

Há motivos de sobra para estudar na Faculdade Guarapuava. Ela oferece tradição, cursos reconhecidos, corpo docente altamente qualificado e espaços para a prática do aprendizado, o que se reflete no bom desempenho de seus estudantes no ENADE. Tudo isso será determinante para um futuro profissional de sucesso.

 

A qualificação do corpo docente

 

Os docentes da FG são mestres e doutores em suas áreas de atuação, com alta qualificação para exercer seu papel na formação do estudante. Não fosse por isso, certamente a instituição não ocuparia o lugar de destaque que tem hoje entre as instituições de ensino da região.

 

A excelência do corpo docente e dos projetos pedagógicos é um dos fatores que garantem os altos níveis de empregabilidade aos profissionais graduados pela FG.

 

A FG tem o programa Bolsa Total

 

Na FG o aluno vai encontrar cursos presenciais com mensalidades acessíveis. Para quem precisa de um incentivo para estudar, na FG pode escolher diversas maneiras de pagar menos.

A instituição participa do Programa Universidade Para Todos - ProUni, o maior programa de bolsas de estudo do Brasil. Duas vezes por ano, os interessados podem solicitar uma bolsa parcial ou integral em cursos de todas as áreas do conhecimento.

A FG também possui o Programa Bolsa Total, que oferece bolsas de até 50% aos alunos mediante análise das suas rendas familiares, também para alunos que já possuem curso superior e ainda os alunos transferidos de outras instituições de ensino.

Além disso tudo, existe também a opção de financiar o curso pelo FIES – o sistema de crédito estudantil patrocinado do governo federal.

 

A FG é reconhecida pelo MEC

 

A FG é formalmente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e, além disso, tem uma boa avaliação geral. A instituição recebeu notas que variam de bom a excelente em diferentes critérios de avaliação do MEC – que levam em conta fatores como qualidade dos laboratórios e salas de aula, nível do material didático oferecido, formação dos professores e investimento em pesquisa.

Veja Mais