Aula inaugural marca início oficial do modelo cívico-militar no Colégio do Campo de Palmeirinha
Comunidade escolar celebra nova fase da instituição, que já apresenta avanços na disciplina, frequência e rendimento pedagógico
Secom-Prefeitura
O Colégio Estadual do Campo de Palmeirinha viveu um momento histórico nesta quinta-feira (18), com a realização da aula inaugural do modelo cívico-militar. A cerimônia marcou oficialmente o início das atividades no novo formato de ensino, implantado após aprovação da comunidade escolar em consulta pública realizada no ano passado.
O evento reuniu estudantes, pais, professores, equipe pedagógica, autoridades e representantes do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, celebrando uma conquista construída ao longo de anos de diálogo e mobilização da comunidade.
Para o diretor da instituição, Altevir Ramalho Vilhas Boas, a implantação do modelo cívico-militar era um desejo antigo das famílias da comunidade escolar. Em consulta pública realizada em 2025, 71,8% dos pais votaram favoravelmente à adesão ao programa.
Outro dado destacado pela direção foi a redução significativa dos casos de indisciplina. “Diminuímos praticamente 90% dos atos infracionais. No ano passado tivemos mais de 30 ocorrências e neste ano tivemos apenas uma até agora”, afirmou.
Atualmente, o colégio atende 446 alunos distribuídos em 18 turmas, contando com 47 professores e 19 colaboradores. O chefe do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, Marlon Douglas Pires, destacou que a implantação segue um processo democrático, baseado na decisão da comunidade escolar.
“O Governo do Estado, por meio do secretário Roni Miranda e do governador Ratinho Junior, vem ampliando os colégios cívico-militares em todo o Paraná. Aqui em Guarapuava já são oito unidades. A comunidade escolheu essa modalidade e o Estado implantou”, afirmou.
Segundo ele, o diferencial do modelo está no fortalecimento da disciplina, do civismo e da organização no ambiente escolar.
“Os colégios cívico-militares do Paraná vêm sendo referência no Brasil e apresentando melhorias nos índices educacionais a cada ano”, completou.
A técnica pedagógica dos colégios cívico-militares, Daniela Crotti, também ressaltou a importância da aula inaugural como um momento simbólico de apresentação oficial da nova fase da escola. “Hoje é um dia muito especial para toda a comunidade da Palmeirinha. Os pais, os alunos, os professores e toda a equipe técnica apoiaram esse processo de transformação do colégio em cívico-militar”, destacou.
Além do apoio do Governo do Estado, a direção também reconheceu a parceria da Prefeitura de Guarapuava, das secretarias municipais e de empresas locais, que auxiliam nas atividades e projetos desenvolvidos pela escola.
Estiveram presentes na aula inaugural, o prefeito Denilson Baitala, o secretário de Esportes, Valdir Kukelcik, o deputado estadual Artagão Júnior e o artista Rodrigo Estacho.
#Educação #colegiomilitarn#guarapuava
Veja Mais
-
Rede de atendimento debate estratégias para intervenção com autores de violência em Guarapuava
Segundo dia de capacitação promovida pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres reuniu instituições para construir fluxos de atendimento e adaptar metodologia à realidade local
19/06/2026 11h00 -
Festa junina do Projeto Aurora reúne idosos, universidade e Prefeitura em tarde de integração no Condomínio do Idoso
Evento promovido pelo Projeto Aurora da Unicentro reuniu moradores, acadêmicos e Prefeitura de Guarapuava em uma tarde de integração, cultura e fortalecimento das ações voltadas à melhor idade
19/06/2026 10h00 -
Falecimentos em Guarapuava e Região: confira os sepultamentos desta sexta-feira(19/06/2026)
Nossos Sentimentos aos Familiares e Amigos
19/06/2026 06h30 -
Prefeitura anuncia investimento para reforma da quadra esportiva no distrito do Guairacá
Recurso financeiro de aproximadamente R$ 530 mil vai revitalizar espaço esportivo utilizado por alunos e pela comunidade do distrito, garantindo mais segurança, lazer e incentivo à prática esportiva
18/06/2026 18h00 -
2ª Caminhada do Junho Violeta reúne idosos e reforça combate à violência contra a pessoa idosa no Parque do Lago
Ação promoveu conscientização, integração social e atividades de saúde para idosos atendidos pelos grupos de convivência dos CRAS do município
18/06/2026 16h42



