Ato Criativo conversa com Tony Ramos sobre a construção de sua carreira

Com quase 60 anos de profissão, o ator relembra a trajetória de sua vida artística em evento nesta quinta-feira, 15 de abril

13/04/2021 16H00

foto: arquivo pessoal

Nesta quinta-feira, dia 15 de abril, às 18h, a PUCRS Cultura promove um bate-papo com o ator Tony Ramos na série Ato Criativo. Com a mediação do professor Ricardo Barberena, diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, a conversa será transmitida no Facebook e no YouTube – onde fica disponível para acesso posterior.   

Nascido em Arapongas, no Paraná, com o nome de Antônio de Carvalho Barbosa, Tony Ramos tem uma extensa carreira como ator, tendo interpretado inúmeros papéis em produções de telenovelas, minisséries, filmes, musicais e peças de teatro. Grande fã de Oscarito, comediante brasileiro de sucesso na década de 50, o artista se inspirou no personagem desde criança para se tornar o profissional que é hoje. 

Uma carreira marcada pelo sucesso

Quando jovem, Tony Ramos atuou com o Teatro Cultura Artística de São Paulo. Sua estreia na televisão aconteceu em 1964, no canal Tv Tupi. Já no ano seguinte, participou de sua primeira telenovela, A Outra.  

Entretanto, foi em 1977 que ingressou na Rede Globo, onde consolidou sua carreira de sucesso. Além de telenovelas como O Astro (1977), Torre de Babel (1998), Laços de Família (2000), Caminho das Índias (2009), Passione (2010), Avenida Brasil (2012) e A Regra do Jogo (2015), o ator também atuou em mais de 80 filmes, tendo recebido o Kikito de melhor ator pelo seu papel em Bufo & Spallanzani, em 2001.  

Em 2009, o ator recebeu a medalha da Ordem de Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores por seu trabalho no cinema, no teatro e na televisão. Outro reconhecimento concedido a Tony Ramos foi o Troféu Cidade de Gramado por sua ligação com a história da cidade e contribuição para a divulgação do 44º Festival de Cinema de Gramado. 

A conversa desta quinta-feira tem como objetivo aproximar o público do artista. Na ocasião, Tony Ramos irá contar sobre seus personagens e atuações em séries, novelas, filmes e peças de teatro. 

Sobre o mediador 

Ricardo Barberena nasceu em Porto Alegre, em 1978. Possui graduação (2000), doutorado (2005) e pós-doutorado (2009) na área de Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, coordenador executivo do Delfos/Espaço de Documentação e Memória Cultural e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS. Coordena o Grupo de Pesquisa Limiares Comparatistas e Diásporas Disciplinares: Estudo de Paisagens Identitárias na Contemporaneidade e é membro do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea (GELBC).   

Serviço

Data: 15 de abril 

Horário: Às 18h 

Onde: Canal da PUCRS no YouTube e Facebook da PUCRS Cultura

https://youtu.be/YMbfiVqT_Ws