#CulturaGuarapuava #AmoresDeMachadoDeAssis #MachadoDeAssis #BibliotecaMunicipal #CasaDaCultura #PNAB #LiteraturaBrasileira #Teatro #CirculaçãoCultural #Guarapuava
“Amores de Machado de Assis” emociona público na Biblioteca Municipal de Guarapuava
Espetáculo aprovado pela PNAB apresentou a vida e os bastidores do maior nome da literatura brasileira e integra circuito regional de circulação cultural
28/02/2026 15H30
Foto: Secom/Prefeitura
A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Cultura, realizou na noite de sexta-feira (27) a montagem “Amores de Machado de Assis”. A apresentação aconteceu na Biblioteca Municipal, anexa à Casa da Cultura, e reuniu estudantes e apreciadores da literatura.
Uma das turmas do período noturno do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava acompanhou o espetáculo, que propõe um olhar mais íntimo sobre a trajetória de Machado de Assis, considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira.
O projeto foi aprovado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e tem produção de Renan Sota e Bya Paixão. A assessoria de acessibilidade é assinada por Gabriele Alvarenga, com audiodescrição realizada por Renan Sota, ampliando o acesso do público à experiência artística.
A montagem mergulhou nos bastidores da vida do autor, destacando não apenas o escritor consagrado, mas o homem por trás do mito. Ao longo da apresentação, o público acompanhou suas primeiras produções, as crônicas derradeiras e os sentimentos que atravessaram sua existência, em uma narrativa que aproxima biografia e literatura.
Entre os espectadores estava o professor Gabriel Isboli, que ressaltou a importância de conhecer o autor para além das leituras obrigatórias. “A gente sempre tem uma aproximação muito ligada às obras de vestibular, àquilo que precisa ler para uma prova. Aqui, viemos conhecer um pouco da biografia, de certa forma dita por ele mesmo. É interessante entender os bastidores da vida e as inspirações que levaram à construção de grandes obras”, destacou.
O intérprete de Machado de Assis, Carlos Alexandre de Andrade, explicou que a proposta é incentivar o contato com a literatura. “Eu interpreto o Machado de Assis. A montagem é um incentivo à literatura e também um conhecimento a mais sobre a obra do grande bruxo do Cosme Velho. É um monólogo misturado com o teatro Tivoli, que trazemos para que as portas se abram para o mundo da literatura”, afirmou.
Além de Guarapuava, “Amores de Machado de Assis” também será apresentado em Ponta Grossa, Castro, Carambeí, Prudentópolis e Palmeira, integrando um circuito regional de circulação cultural.
Veja Mais
-
O beijo vem aí: Ponte de Guaratuba tem último estai instalado
Instalação aconteceu nesta sexta-feira (27), apenas seis meses após o início das obras no trecho estaiado. É ele que dará sustentação para a parte central da estrutura, servindo também de marco visual sobre a Baía de Guaratuba.
01/03/2026 19h00 -
Com morte de Khamenei, Irã forma conselho de governo com aiatolá Arafi
Conselho assume poderes de Khamenei até escolha de novo líder supremo
01/03/2026 15h10 -
Reality de churrasco da RPC, afiliada da Globo no Paraná, aposta em duplas anônimas na nova temporada
"O Grande Assador" abre inscrições até 8 de março e estreia em 4 de abril com participantes selecionados entre o público, por jurados de peso.
01/03/2026 13h25 -
Idosa de 72 anos aciona polícia após ex tentar invadir apartamento com canivete em pitanga
homem de 43 anos é preso por descumprir medida protetiva no centro da cidade
01/03/2026 11h24 -
Furto em empresa termina com prisão durante a madrugada em guarapuava
vigilantes flagraram suspeitos pelo sistema de monitoramento; cadeado arrombado e janela quebrada indicam invasão no conradinho
01/03/2026 09h40



