Agentes de Saúde de Guarapuava participam de curso sobre combate a Dengue
Cerca de 50 pessoas participaram do curso que foi dividido em duas fases para contemplar todos os agentes de saúde do município. A próxima etapa ocorrerá no dia 19 de maio, quarta-feira, também no CEDETEG.
foto: reprodução/Assessoria/Secom
Na quinta-feira, 12 de maio, a Vigilância Ambiental em Saúde da prefeitura de Guarapuava, em parceria com a Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), realizou uma capacitação para os agentes comunitários em saúde, com o intuito de intensificar o combate à dengue. O evento foi no CEDETG. Cerca de 50 pessoas participaram do curso que foi dividido em duas fases para contemplar todos os agentes de saúde do município. A próxima etapa ocorrerá no dia 19 de maio, quarta-feira, também no CEDETEG.
Durante o evento, houve o lançamento do ebook “Dengue – Guia para agentes comunitários de saúde”. A obra, que será disponibilizada gratuitamente, foi escrita por onze professoras da área de enfermagem da UNICENTRO, com revisão técnica de Suzana Souza e do médico Hiagor Silva. O trabalho discorre, de forma didática, interativa e divertida sobre os cuidados que cada um deve ter para eliminar os focos de aedes aegypti, o mosquito causador da dengue. Jogos interativos, dinâmica de grupo e respostas aos questionamentos fizeram parte do curso.
A diretora da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde de Guarapuava, Suzana de Souza, que ministrou uma palestra, contou que a adesão foi muito boa por parte dos agentes de saúde que se aperfeiçoaram ainda mais no combate à preocupante endemia de dengue. “Eu falei sobre o instrumento de eliminação de criadouros e os locais onde esses focos podem ser encontrados. Reforçamos sobre os cuidados dentro de casa e no entorno das residências. Esse curso é extremamente importante para os agentes de saúde que podem reforçar o combate ao mosquito no dia a dia de sua profissão. Dividimos o curso em duas etapas, para facilitar a participação dos agentes. Neste primeiro momento, pessoas de 11 Unidades de Saúde estiveram presentes. Na próxima semana, os agentes das outras unidades receberão o treinamento”, discorreu Suzana.
A professora Elisabeth Nascimento Lira, uma das autoras da obra, contou que o livro eletrônico de 31 páginas foi escrito, revisado e editado em apenas 15 dias. Ela pontua que, por ser um assunto urgente, não havia tempo a perder. “Como o assunto é muito urgente, cada uma das professoras se desdobrou no trabalho e escreveu sua parte do livro. A obra é resultado deste trabalho em conjunto. Depois, o material passou por uma revisão técnica na Secretaria de Saúde de Guarapuava. Os agentes que participaram desta primeira etapa do curso demonstraram muito interesse e fizeram perguntas. Eles são fundamentais no combate à dengue, porque vão até a casa das pessoas e conhecem de perto cada realidade”, sublinhou a professora.
O e-book “Dengue – Guia para agentes comunitários de saúde” é de acesso gratuito e você pode baixar o material clicando aqui:
AUTORAS
Fizeram parte da criação, escrita e revisão da obra as seguintes professoras:
Carine Teles Sangaleti
Dannyele Cristina da Silva
Eliane Pedrozo de Moraes
Elisabeth Nascimento Lira
Fátima Martinez Slomp
Gabriella Andrade Boska
Iria Barbara de Oliveira
Kátia Pereira de Barbosa
Marília Daniella Machado Araújo Cavalcante
Tatiane Baratieri
Vanessa Ferreira de Lima
REVISÃO TÉCNICA
Suzana de Souza
Hiagor Silva
Veja Mais
-
Óbitos registrados nesta quarta-feira(25/05)
Nossos sentimentos aos familiares e amigos
25/05/2022 07h15 -
Secretaria de saúde recebe 41 novos agentes comunitários de saúde
Os novos profissionais concursados iniciaram nesta segunda-feira (23)
24/05/2022 15h50 -
Operação conjunta fiscaliza postos de combustíveis de Guarapuava e Irati
Foram fiscalizadas cerca de 50 bombas de abastecimento para verificar quantidade e qualidade do produto. Ipem-PR aplicou multas por problemas no bico de bombas e a Receita Estadual notificou três postos.
24/05/2022 08h29 -
Perfuração de Poços Artesianos busca levar água potável para o interior de Guarapuava
A Secretaria de Agricultura tem executado a perfuração de quatro poços de água artesianos, espalhados pelas regiões rurais do município de Guarapuava
24/05/2022 08h20 -
Receita abre consulta ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda
Crédito será feito para 3,38 milhões de contribuintes
24/05/2022 08h10