PREFEITURA É CONTEMPLADA COM MAIS DE R$ 4,9 MILHÕES PARA MODERNIZAÇÃO DA COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

27/12/2019 22H05

As boas notícias para Guarapuava continuam e mesmo nos últimos dias do ano, a cidade ainda pode comemorar o resultado de mais uma conquista. Nesta sexta-feira (27), o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, assinou um convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo Federal, através do Ministério do Meio Ambiente, que permitirá a modernização e ampliação dos serviços da coleta de resíduos sólidos no município. A parceria foi viabilizada através de um projeto feito pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente que foi selecionado entre os mais de 1.100 projetos inscritos em todo o país. “Um recurso importantíssimo para Guarapuava que fecha com chave de ouro um ano de grandes conquistas para nossa cidade. Seguimos trabalhando de forma comprometida e esse convênio mostra isso, com recursos que permitirão modernizar nossa forma de coleta de resíduos, em um sistema à altura dos avanços recentes que conquistamos”, enalteceu Cesar Filho.

 

A partir da assinatura, Guarapuava receberá mais de R$ 4,9 milhões que serão destinados a ações que vão reestruturar a coleta de resíduos sólidos no município. “Vamos receber 11 caminhões, sendo oito deles caminhões compactadores para a coleta convencional, três deles para coleta de material reciclável, balança para pesagem do material, 150 contêineres para acondicionamento de resíduos e um triturador de podas de galhos de árvores. Um reforço importante para nossa estrutura local, que permitirá a composição de uma frota própria de veículos para a coleta, agilidade e ampliação dos nossos serviços”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.

 

Investimento que será sentido pela população, na prática, com mudanças e melhorias nos serviços. “Teremos a ampliação da coleta seletiva para todos os bairros semanalmente e com dois turnos. Vamos modernizar nossa forma de coleta, com a execução de um projeto piloto, no bairro Pérola do Oeste, que terá um nova técnica de recolhimento do material. Faremos uso dos contêineres que ficarão distribuídos nos bairros, com intervalos de 50 e 100m entre um e outro, e que permitirão que a dona de casa não precise mais deixar o lixo na frente de casa, ela poderá levar até o contêiner, que terá um armazenamento fechado, sem exposição à animais ou condições climáticas diversas. Com a instalação desses contêineres, vamos otimizar também a forma de trabalho dos profissionais coletores, que farão paradas apenas nos pontos onde os contêineres estarão instalados”, esclareceu a a coordenadora técnica do projeto, Selba Regina Peres Lopes.

 

Tudo isso será feito de forma simultânea com ações de educação ambiental. “Atuaremos tanto nas escolas, com as crianças, quanto nos bairros, com a população em geral, no sentido de orientar os guarapuavanos sobre a correta separação do resíduos recicláveis, dos orgânicos e rejeitos”, finalizou Selba. Se o projeto piloto conquistar bons resultados no bairro inicial, a técnica deve ser ampliada para demais bairros de Guarapuava.

Veja Mais