Equipe da Surg orienta sobre descarte correto de resíduos de saúde em Guarapuava

09/05/2019 20H22

A separação inadequada do lixo expôs, nesta semana, dois profissionais da limpeza urbana da Prefeitura de Guarapuava ao perigo de contaminação e ferimentos. Durante a coleta de lixo, eles foram perfurados por seringas descartadas de forma inadequada pela população e submetidos a atendimento médico. “Todo o procedimento necessário foi feito e ambos os profissionais passam bem. É preciso que a população fique mais atenta para evitarmos novos casos”, destacou o diretor administrativo e engenheiro civil da Surg, Sandro Russo Valera.

 

Os sacos destinados à coleta da Surg devem conter apenas lixo orgânico, como, por exemplo, restos de alimentos. Já os vidros, metais, papéis e plásticos devem ser separados para a coleta seletiva.

 

No caso dos resíduos de saúde, como seringas e materiais descartáveis, devem ser colocados em embalagens adequadas (como em garrafas pet) e devolvidas nos locais onde foram comprados. As empresas são responsáveis pela destinação ambientalmente correta. Em alguns casos, podem ser entregues nas UBS (Unidades Básicas de Saúde).

 

Para disseminar orientações à população sobre como colaborar para manter a limpeza urbana e descartar o lixo de forma correta, sem danos ao meio ambiente e aos profissionais, funcionários da Surg administram páginas populares nas redes sociais como Amiguinhos Coletores e Cidade Limpa.

Veja Mais