4ª Manhã Esportiva Azul reúne mais de 400 participantes em corrida pela conscientização do autismo em Guarapuava
Evento promovido pela AGMA encerra programação de abril com prova de 5 km, integração comunitária e destaque para inclusão de atletas no espectro autista
Foto: Secom/Prefeitura
A Associação Guarapuavana Mundo Azul (AGMA) realizou, na manhã deste domingo (26), a corrida da 4ª Manhã Esportiva Azul. A programação teve início com a concentração às 7h15 e largada às 8h, em frente à sede da entidade, com apoio da Prefeitura de Guarapuava.
A iniciativa teve como objetivo promover a conscientização sobre o autismo, incentivar a prática esportiva e fortalecer a integração entre as famílias atendidas pela associação e a comunidade. Foram aproximadamente 400 atletas inscritos, entre jovens, adultos e famílias, que percorreram o trajeto de 5 km.
A ação marcou o encerramento das atividades realizadas ao longo do mês de abril, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.
A prova foi disputada em diferentes categorias por faixa etária, além das categorias PcD e Kids. Todos os participantes que concluíram o percurso receberam medalhas, enquanto os melhores colocados foram premiados com troféus, do 1º ao 5º lugar na classificação geral e do 1º ao 3º nas categorias por idade. Também houve sorteio de brindes para os inscritos.
A vencedora da categoria feminina geral, Daniela Nunes, destacou a importância do evento. “Corri hoje a quarta Manhã Azul. Essa corrida é de conscientização do autismo. Eu também sou autista, e a importância disso é mostrar a visibilidade que a pessoa autista tem na sociedade hoje e que ela pode estar em qualquer lugar, inclusive correndo”, afirmou.
A presidente da AGMA, Eliane Scavronski, ressaltou o papel da iniciativa na promoção da inclusão. “Estamos na quarta edição da Manhã Esportiva Azul, que reúne atletas em prol da conscientização sobre o autismo. Incluir a comunidade e trazer o tema para o esporte é fundamental. Temos atletas autistas participando da competição, e envolver o esporte fortalece a inclusão e une as pessoas por uma causa maior”, explicou.
Eliane também destacou o crescimento do evento. “No ano passado tivemos pouco mais de 300 inscrições. Neste ano, nossa expectativa era superar 400, e conseguimos atingir esse número”, completou.
Entre os participantes, a pequena Julia Merisio, de 10 anos, que faz parte do espectro autista e competiu na categoria Kids, celebrou a experiência. “Foi muito legal, já corri outras vezes e me senti muito alegre. Pessoal, venha prestigiar as próximas corridas”, convidou.
#Guarapuava #Autismo #ConscientizaçãoDoAutismo #AbrilAzul #Inclusão #Esporte #Corrida #AGMA #ManhãAzul #Comunidade #Paraná #EsporteParaTodos #PcD #Família #Acessibilidade
Veja Mais
-
opom reduz taxa Selic para 14% ao ano e sinaliza cautela com inflação
Banco Central promove o quarto corte consecutivo dos juros básicos, mas afirma que próximos passos dependerão da evolução da inflação e do cenário econômico.
05/08/2026 19h47 -
Guarapuava tem três restaurantes entre os melhores do Paraná no Prêmio Bom Gourmet 2026
Reconhecimento estadual reforça o município como referência em turismo gastronômico e evidencia a qualidade da culinária local
05/08/2026 19h00 -
Guarapuava realiza Dia D de Vacinação neste sábado (08) em três pontos da cidade
Ação acontece no Centro Municipal de Imunização e nos supermercados Unimax e Dal Pozzo (Vila Bela), com foco na atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos e oferta de vacinas para toda a população conforme o Calendário
05/08/2026 18h31 -
Prefeitura inicia curso de Libras para servidores e fortalece atendimento inclusivo à população surda
Capacitação reúne servidores de diferentes secretarias e busca ampliar a acessibilidade e qualificar o atendimento à comunidade surda em Guarapuava
05/08/2026 18h00 -
RPC Ventures surge para transformar marcas validadas em líderes de categoria
O fundo contará com a expertise da RPC em construir marcas e gerar demanda a favor de empresas que querem vender mais e crescer pela força da comunicação.
05/08/2026 17h30




