1º Festival de Cinema Curucaca lança finalistas e celebra cinema em Guarapuava

Com mais de 138 inscrições de 50 cidades diferentes do Paraná, o Festival Curucaca traz a valorização da arte e da cultura guarapuavana e regional

22/10/2025 12H24

Foto: Secom/Prefeitura

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, participou nesta terça-feira (21), do lançamento do 1º Festival de Cinema Curucaca, promovido pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em parceria com o grupo de pesquisa e extensão Círculo de Conversas sobre Linguagem, Comunicação e Artes (GCC), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Fundação Cultural Suábio-Brasileira, a Secretaria de Turismo e Eventos e outras instituições. 

 

Durante o evento, foram apresentados os finalistas que irão concorrer nas mostras competitivas de curtas e longas-metragens, nas categorias de ficção e documentário, com premiação entre os dias 3 e 7 de novembro de 2025.

 

A realização do Festival Curucaca representa um marco para o desenvolvimento cultural do município, fortalecendo o cenário audiovisual guarapuavano e estimulando a formação de novos públicos. Além de destacar talentos locais, o evento promove a valorização da arte, do cinema e das produções independentes, ampliando o acesso à cultura e consolidando Guarapuava como um importante polo de criação e difusão artística no Paraná.

 

A secretária de Cultura, Rossana Manfredini, destacou a relevância do evento e o incentivo proporcionado pela Lei Paulo Gustavo. “Tudo começou quando eu recebi o professor Francismar, da Unicentro, levando uma grande ideia para uma grande realização, onde acontecerá o primeiro festival de cinema denominado Curucaca, um nome bem significativo para a nossa cidade, onde temos essa ave tão empoderada. Também gostaria de destacar o trabalho do Norbert, agente cultural do Estado, que fomenta muito a arte em Guarapuava, isso é muito importante para a nossa cidade, onde vai disseminar uma das sete maravilhas do mundo, que é o cinema”, destacou a secretária. 

 

O professor Francismar Formentão, coordenador do festival, ressaltou a força transformadora do cinema e a importância da iniciativa para a cidade. “O cinema tem uma força incrível enquanto objeto estético e artístico, e ele traz sempre transformação. Receber um festival de cinema é algo transformador, que permite o desenvolvimento cultural, a formação de público e o intercâmbio entre produtores e realizadores. O ganho cultural para Guarapuava é imenso”, destacou.

 

O lançamento contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Turismo e Eventos, Rosangela Virmond, da secretária de Cultura, Rossana Manfredini, do Agente Regional de Cultura da Macrorregião Centro-Sul, Norbert Heinz, representando a reitoria da Unicentro, participou o diretor de campus, Gilmar Evandro Szczepanik, além de professores, estudantes e membros da comunidade que acompanharam o evento presencialmente. O público também pôde prestigiar o lançamento por meio de transmissão ao vivo, ampliando o alcance e a participação da população guarapuavana.

 

Para mais informações sobre o festival e a programação completa, acesse: https://evento.unicentro.br/site/curucaca/2025/1



#FestivalCurucaca #CinemaGuarapuava #CulturaViva #AudiovisualParanaense #LeiPauloGustavo #CinemaIndependente #Unicentro #GuarapuavaEmCena #TurismoECultura #ArteQueTransforma

Veja Mais