1º Café Filosófico do Curso de Pedagogia EAD- da Universidade Estadual de Ponta Grossa - Polo de Guarapuava- 2024

Oficinas lúdicas e Café Filosófico fortalecem os laços entre universidade, comunidade e desenvolvimento infantil.

28/08/2024 16H50

foto: reprodução

Oficinas lúdicas e Café Filosófico fortalecem os laços entre universidade, comunidade e desenvolvimento infantil.

Resumo do evento

No dia 15 de junho de 2024, o Polo de Guarapuava da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realizou o 1º Café Filosófico Presencial do Curso de Pedagogia.  A atividade foi parte integrante da disciplina de Práticas Extensionistas ministrada pela professora dra. Vanessa Queirós Alves, sendo o evento no polo organizado pela tutora Nilcea Mottin de Andrade e pela coordenadora do Polo, Scheyla Franke. O evento visou fortalecer a interação entre a universidade e a comunidade local, bem como a relação teoria e prática dos acadêmicos do curso.

Dinâmica de mobilização com os pais 


Oficina com as Crianças

O Café Filosófico foi composto por duas atividades principais: Oficinas para crianças e uma oficina com os pais. As oficinas com as crianças focaram na confecção de brinquedos com materiais recicláveis, brincadeiras tradicionais e musicadas, integrando a disciplina de Práticas Extensionistas I. Simultaneamente, a oficina com os pais proporcionou um espaço de reflexão, abordando a importância das brincadeiras no desenvolvimento infantil.

Antes do evento, foram realizadas reuniões on-line para planejar e organizar as atividades, definindo as atribuições dos acadêmicos. Eles se encarregaram de coordenar as brincadeiras com as crianças e liderar as discussões com os pais/ responsáveis, além de convidar a comunidade para participar.

O seminário contou com a presença de 17 adultos e 25 crianças. A acolhida ficou por conta do professor e contador de histórias Alan, que promoveu um momento de interação e descontração. Durante o Café Filosófico, os pais foram incentivados a debater questões como o papel das brincadeiras na educação e desenvolvimento de seus filhos, com apresentações conduzidas pelos acadêmicos.

O evento foi finalizado com uma confraternização, na qual os participantes puderam compartilhar suas experiências. Os pais ainda contribuíram com sugestões para futuros seminários, enriquecendo o processo de aprendizado e engajamento.

O seminário foi um sucesso, evidenciando a relevância das práticas extensionistas no currículo de Pedagogia e reforçando os laços entre a UEPG e a comunidade de Guarapuava.

Veja Mais