• Crime e falta de respeito com o meio Ambiente

    Um flagrante da falta de respeito com o meio ambiente e de educação.

    Desta vez, um trecho da estrada do Distrito do Guairacá foi transformado em lixão. No local, a equipe da Surg retirou dezenas de quilos de lixo comum e diversos materiais, lixo comum, havia sofá velho, materiais de construção, vidros de remédios e até animal morto.

    entretanto ao lado havia uma caçamba coletora. “É muito triste constatar uma situação como essa, quando o município investe na coleta de lixo e de materiais recicláveis. Tem as campanhas de educação ambiental e ainda os operadores ecológicos que contribuem com a limpeza da cidade, porém alguns preferem sujar a cidade ou um caminho turístico, como é o caso aqui do Parque São Francisco da Esperança”, lamenta o presidente da Surg, Fernando Damiani.

    Para potencializar e aumentar a coleta seletiva na zona rural de Guarapuava, a Prefeitura de Guarapuava está instalando pontos de coleta nos distritos, incluindo vilas e assentamentos, num total R$ 120 mil do Fundo Municipal do Meio Ambiente. A iniciativa tem a parceria de associações rurais e da Cooperativa Reciclasol.

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Prefeitura de Guarapuava inaugura CMEI no Residencial 2000

    Por Secom

    A atual administração municipal entregou mais Centro de Municipal de Educação Infantil à comunidade. A Prefeitura de Guarapuava inaugurou o CMEI Elza Rosa Carollo Silvestri, no Residencial 2000, com a presença filhos, netos, bisnetos, familiares e amigos da homenageada. O prefeito Cesar Silvestri Filho enfatizou o orgulho em fazer parte de uma família que lhe ensinou a boa política. “A política, feita com seriedade e comprometimento, é um instrumento de transformação. Foi isso que aprendi em casa, com meu avô Moacyr, meu pai e também com a minha avó, que sempre espalhou bondade e amor. É um momento muito especial para todos nós”, afirmou o prefeito.

    A inauguração foi marcada pela emoção. Casada com o ex-prefeito de Guarapuava, Moacyr Júlio Silvestri, a gaúcha, da cidade de Colorado, adotou Guarapuava. Aqui, esta sábia mulher se dedicou à família e também à comunidade católica. Sua atuação, em prol dos que mais precisavam, foi reconhecida com o título de madrinha do Seminário Nossa Senhora de Belém. “Dona” Elza, como era carinhosamente chamada, faleceu em janeiro de 2006, aos 75 anos. “Eu estou muito feliz de estar aqu [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Preço da gasolina sobe há sete semanas seguidas e bate recorde

    Preço médio do litro do combustível nos postos do país subiu a R$ 4,053, segundo pesquisa da ANP;

    nas refinarias, valor acumula alta de 24,8% desde julho

     

    O preço médio do etanol e do diesel cobrado dos consumidoreds também subiram na &ua [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Secretaria de Meio Ambiente e Unicentro apresentam resultados do projeto Crise Hídrica

    Na última quarta-feira (13), a Secretaria de Meio Ambiente e o Departamento de Biologia, da Unicentro, realizaram o encerramento do projeto Crise Hídrica Oficinas Ecopedagógicas. Professores e acadêmicos do curso de Biologia apresentaram os resultados do projeto, contemplado com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

    O secretário de Meio Ambiente, Celso Araujo, salientou a importância da parceria da Secretaria de Meio Ambiente e as instituições de ensino. “O recurso fornecido pelo fundo municipal é um incentivo para que mais projetos como esse saiam do papel e tragam resultados efetivos para a cidade. Precisamos entrar em contato com os estudantes para que valorizem o meio ambiente, mostrando que todos nós somos responsáveis por preservar e cuidar do local em que vivemos”, reforçou.

    A professora Adriana Massae Kataoka conta que o projeto foi realizado com três colégios localizados próximas a córregos urbanos. “Nosso objetivo foi identificar a realidade hídrica da região, além de sensibilizar e mostrar aos alunos a importância de preservar nossos recursos hídricos”. Os selecionados para participar do projeto foram os Colégios Estaduais Padre Honorino, Antonio Tupy Pinheiro e Manoel Ribas.

    [ veja mais ]
    Comentários: (0)
  • Secretarias municipais formam 136 guarapuavanos em cursos profissionalizantes

    por assessoria

    Emancipar financeiramente homens e mulheres. Esse foi o objetivo dos cursos de Auxiliar Administrativo, Manicure e Pedicure e Designer de Sobrancelhas, oferecidos pelas secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Econômico e Inovação. A formatura de 136 alunos aconteceu nesta quarta-feira (13), na Praça Interna do Paço Municipal. "Essas iniciativas da administração municipal incentivam e capacitam os guarapuavanos. Com os cursos, eles adquiriram mais conhecimento e poderão trabalhar como autônomos, conseguindo renda extra. Todos os formados estão de parabéns por essa conquista", falou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

    Os cursos, desenvolvidos em parceria com a Escola Futura, tiveram carga horária de 60 horas, com aulas teóricas e práticas, todas ministradas nas unidades dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social). “Os cursos foram um sucesso. Tivemos nove turmas com aulas três vezes por semana. Os formados receberam certificado de conclusão do curso, além de 100 cartões de visitas personalizados, que auxiliaram na divulgação do trabalho deles”, ressaltou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social [ veja mais ]
    Comentários: (0)