• Secretaria da Mulher abre pré-inscrições para cursos na área de hotelaria

    foto ilustrativa(jnoticias)

    Por assessoria Secom

    A partir de hoje, 25/10 até o dia 01 de novembro, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres está com pré-inscrições abertas para três cursos na área de hotelaria: Técnicas em recepção de meios de hospedagem/aperfeiçoamento para profissionais da hotelaria / Inglês básico; Técnicas para camareira de meios de hospedagem/ Inglês básico e, boas práticas na manipulação de alimentos. “Guarapuava está ampliando o número de hotéis e serão abertas várias vagas para este trabalho. Estamos nos adiantando e preparando as mulheres para atender esta demanda”, explica a Secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran.

    As vagas são limitadas e para se inscrever é necessário ter 18 anos, ter cursado ensino médio completo para o curso de técnicas em recepção e o ensino fundamental para os demais, levar RG, CPF e comprovante de residência (original e cópia) diretamente na Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, localizada na Avenida Moacir Júlio Silvestri, 1545.

    O curso c [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Ecoponto recolhe pneus da cidade e região

    Por assessoria

    Um dos objetivos da Lei nº 12.305/10 é diminuir o volume de resíduos sólidos (aquilo que pode ser reaproveitado) que chegam até o aterro sanitário. “Um dos pontos da lei é a Logística Reversa, que institui a responsabilidade compartilhada na geração de resíduos. Fabricantes, distribuidores, vendedores, e o cidadão que compram são responsáveis pela destinação correta de tudo que produzem”, explica a coordenadora da Coleta Seletiva, Aquecir Cardoso.

    Guarapuava cumpre a legislação e conta com O Ecoponto Machadinho Pneus, que recolhe pneus usados da cidade e região. O Ecoponto Pneus está localizado na Rua Portugal, 477, no Xarquinho. A Secretaria de Meio Ambiente auxilia, orienta e incentiva o trabalho, por meio do Programa Parque Escola e da Coleta Seletiva. O recolhimento é feito pelos funcionários do Ecoponto nas borracharias da cidade. São recolhidos todos os tipos de pneu, como de máquinas agrícolas, de caminhões e de bicicletas. O material fica armazenado e depois é encaminhado para Curitiba, onde é reciclado e serve para pavimentação asfáltica. É cobrada uma pequena taxa pela coleta. “Evitando o descarte incorreto, [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Neste ano, Museu de Ciências Naturais de Guarapuava já recebeu 18 mil visitantes

    Por assessoria

    Em Guarapuava, o Museu de Ciências Naturais anexo ao Parque das Araucárias recebe milhares de visitantes anualmente. Seu renomado acervo chama a atenção não só dos guarapuavanos e paranaenses, mas também de pessoas de outras regiões do país. O Museu é administrado pela Prefeitura de Guarapuava através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Unicentro. "Por muitos anos o museu foi esquecido. Nossa gestão se comprometeu em reativar a estrutura e assim fizemos. Temos orgulho em colher os frutos do investimento de mais de R$ 500 mil, que valorizou ainda mais todo o acervo, permitindo que milhares de pessoas possam conhecer essa exposição que possui objetos do mundo inteiro. Todos estão convidados a visitar esse importante local", destacou o prefeito Cesar Silvestri Filho. 

    O Museu conta com duas coleções permanentes relacionadas à história natural: A coleção João José Bigarella, composta por amostras de rochas, minerais, fósseis, conchas e outros animais marinhos, somando mais de sete mil peças e a coleção entomológica Hipólito Schneider contendo cerca de 14 mil insetos colocados em exposição. "O local pres [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • Feira do lago promete animar o domingo em Guarapuava

    Por assessoria Secom

    Você está cansado de ficar assistindo TV?  As crianças vivem pedindo pra brincar? O cachorro fica te olhando com cara de “por favor me leva pra passear”? Seus problemas acabaram!

    Agora todo domingo em Guarapuava, acontece à Feira do Lago, organizada pela Prefeitura de Guarapuava por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Turismo. Essa feira é recheada de novidades, capaz de transformar seu domingo num “DOMINGO LEGAL” (e não, não estamos falando do programa de TV!) Aí você pergunta: tudo bem, mas o que tem de tão legal lá, pra fazer eu sair do meu churrasco de domingo com a sogra, e ir pro parque com a família toda?

    Além de poder comer aquela típica comida de feira, como pastel e caldo de cana, a feira também conta com barraquinhas de artesanato, antiguidades (tipo aqueles rádios de vó sabe?), hortifruti entre outras. Apresentações culturais são realizadas para todo o público. Além de claro, ter uma vista belíssima do lago, fazer aquela caminhada que você ta adiando faz tempo e um píer todo romantiquinho pra dar aquela namorada.

    A feira inicia às 10 hora [ veja mais ]
    Comentários: (0)

  • 500 anos da Reforma Protestante!

    Por #Pastor Walduino Paulo Littig Junior
     
         Você sabe o que é a Reforma Protestante e qual é sua herança para nossa sociedade moderna? Tenho certeza que poucas pessoas conhecem a real história da Reforma Protestante e como ela influenciou nossa sociedade. 
     
        Tudo começou quando um Frei Agostiniano, chamado de Martinho Lutero, pregou na porta da catedral de Wittenberg, 95 teses questionando os abusos da igreja de seu tempo. Isto aconteceu em 31 de outubro de 1517 na Alemanha. Seria mais uma manifestação religiosa, das muitas que aconteciam naquele tempo, mas esta tomou uma dimensão muito grande e acabou mudando o mundo ocidental de uma maneira surpreendente. Este padre, levou as pessoas do seu tempo [ veja mais ]
    Comentários: (0)